Correio dos Campos

Alunos municipais vão à UEPG em busca de suas escolhas profissionais

Crianças da 5ª série da Escola Municipal Zilá Benadete Bach conheceram os cursos da área da saúde
27 de outubro de 2017 às 13:25

O Projeto Linha do Tempo, da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, levou os alunos da 5ª série para conhecer os cursos da área da saúde ofertados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. O principal objetivo da visita foi ampliar os conhecimentos dos estudantes e apresentá-los a algumas das opções de futuro oferecidas para a formação acadêmica dos alunos da escola pública.

A atividade foi desenvolvida dentro do projeto Linha do Tempo – 25 vidas e uma história, das professoras Rosilda Rocha e Regiane Pedroso com os alunos da quinta série. No projeto, são realizadas conversas com os alunos sobre diversas situações do cotidiano, com o principal objetivo de ampliar os horizontes das crianças. Nesta oportunidade, foram visitados os cursos de Biologia, Medicina, Odontologia, além da biblioteca.

Aryadyne Bueno Rocha Szesz, estudante do 4º ano de Medicina e representante da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina da América Latina, foi uma das tutoras que guiaram os alunos pelo Campus de Uvaranas. Os tutores foram preparados para conversar com os alunos conforme seus desejos profissionais e para dar uma dimensão de como a Universidade pode ajudar neste projeto pessoal. “Foi uma ação para ajudá-los a entender a importância do estudo na vida e para que entendam toda a sequência necessária até chegar à universidade, mostrando que eles podem evoluir e ter melhores condições de vida no futuro”, conta Aryadyne.

Luís Gabriel, um dos alunos, saiu da experiência com uma certeza: de que vai entrar para a universidade. “Foi muito importante o que eles me ensinaram e me ajudaram a decidir se eu vou querer estudar lá, e eu vou querer, sim”, garante o jovem. Para a Professora Rosilda, esta formação deve influenciar toda a sequência de estudos das crianças. “Queremos, acima de tudo, ampliar os horizontes das crianças e mostrar que eles têm inúmeras possibilidades para o seu futuro pessoal e profissional”, conta a professora.

Blog – Parte dos relatos criados pelos alunos é colocada na Linha do Tempo da turma, mostrando a evolução do ano e ajudando-os a compreender o mundo à sua volta. Parte dessas atividades é publicada no blog da escola, que foi criado com o apoio do Projeto Vamos Ler, do site de notícias A Rede – projeto que também é um grande gerador de temas para o grupo. O blog pode ser acompanhado pelo endereço http://escolazilabach.blogspot.com.br .