Correio dos Campos

Alunos municipais dominam premiação da maratona intelectual do Rotary

Prefeito Marcelo Rangel se emocionou ao cumprimentar os vencedores. Os cinco primeiros lugares da tradicional maratona intelectual foram conquistados por alunos das escolas públicas municipais
26 de outubro de 2017 às 18:06

O Rotary Ponta Grossa realizou na noite de terça (25/10) a premiação da 62ª Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, no Cine Teatro Ópera. O evento, realizado anualmente, premiou os vencedores da prova de conhecimentos imposta aos estudantes do Município, de escolas particulares e públicas. Pela primeira vez na história do concurso, as escolas públicas conquistaram todos os cinco primeiros lugares e levaram também o troféu especial pela maior pontuação. A Secretaria Municipal de Educação e Instituto Mundo Melhor são parceiros da iniciativa.

O feito inédito foi comemorado pelos alunos, estudantes e pelo prefeito Marcelo Rangel, que se emocionou ao dicursar, após a premiação. “Este é um dos momentos mais emocionantes da minha vida como agente público e, acima de tudo, como cidadão que acredita que só se transforma o país pela educação. E certamente é o momento mais emocionante da minha carreira nestes cinco anos à frente da Prefeitura”, disse Marcelo.

Ele agradeceu ao Rotary pela iniciativa que incentiva os estudos e também aos professores, que executam o projeto de Educação realizado na cidade. “Agradeceço às professoras, por aceitarem o desafio da implantação das escolas de tempo integral. Não conseguiríamos implantar uma sequer, se não tivesse pelo apoio delas. Saímos praticamente do zero e temos hoje 68 escolas com turmas em temo integral. É um projeto vibrante, que já surte efeitos, como este que vimos hoje”, declarou.

Para o presidente do Rotary Ponta Grossa, Luís Henrique Pramio, a realização do concurso é um incentivo àqueles que representam “o futuro de nossa cidade”. “Todos os participantes são igualmente vencedores, pelo seu interesse e pelo seu engajamento nos estudos. Sem o envolvimento deles e dos professores, nossa sociedade sucumbiria”, afirmou o presidente.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, ressaltou que o bom desempenho das escolas é fruto dos investimentos realizados pela Prefeitura e pela dedicação das professoras. “Este também sempre foi um desejo dos fundadores da Maratona Intelectual, ver a escola pública se destacar, colocando-se como protagonista”, disse a secretária.

Troféu Eficiência

Além dos prêmios individuais, o Município também levou, pela primeira vez, o Troféu Eficiência Dr Milton Lopes, para a Escola Municipal Professora Ana de Barros Holzmann. Os alunos da escola, somados, atingiram o maior número de pontos entre todas as escolas participantes. O troféu é itinerante, repassado de escola em escola ano após ano. Para ficar com ele definitivamente, é preciso vencer a competição três vezes seguidas.

Premiação

5º lugar: João Francisco Martins, aluno da professora Marli Terezinha Kviatkowski dos Santos. Escola Municipal José Pinto Rosas. Prêmio: tablet.

4º lugar: Kamille Dávila Souza Santos, aluna da professora Elaine Dalzotto Ostrufka, da Escola Osni Vilaca Mongruel. Prêmio: tablet.

3º lugar: Samuel Morais da Silva, aluno de Syonara Aparecids Teixeira, da Escola Frei Elias Zulian. Prêmio: Xbox.

2º lugar: Edgar Matheus Fernandes, auno de Eliane Aparecida Araújo Costa, da Escola Alda dos Santos Rebonato. Prêmio: Iphone.

1º lugar: Kevin Pereira Y. Kutah, aluno de Sandra Sucia de Castro, Escola Prof. Ana de Barros Holzmann. Prêmio: Notebook. (a Professora ganhou duas diárias em um hotel fazenda).