Correio dos Campos

UBS Antero de Mello realiza atividade para conscientização feminina

80 mulheres receberam orientações sobre o câncer de mama, brindes foram sorteados e aproveitaram um lanche especial
13 de outubro de 2017 às 06:58

Na tarde de quarta-feira (11) a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antero Machado de Mello realizou uma série de atividades para as mulheres que são atendidas por ela. As ações são em referência ao Outubro Rosa, mês em alusão ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Cerca de 80 mulheres participaram das atividades que contaram com orientações sobre o câncer de mama, sorteio de brindes, maquiagem, lanche especial e cama-elástica para as crianças.

Além dessas ações, as participantes também puderam acompanhar o depoimento de duas mulheres que são atendidas pela Unidade. A Aide Maria Gravonski Costa teve câncer de mama e agora faz o acompanhamento pela UBS, já a Milena Cristina da Silva recebeu o encaminhamento na UBS para realizar os exames e descobriu a doença, no momento ela está fazendo o tratamento.

“Eu comecei a ter sintomas da doença em novembro de 2016, mas sempre fiz o acompanhamento pela Unidade, desde mamografia, ultrassom, entre outros exames, porque eu tive muitos casos de câncer na família. Em janeiro eu notei que meu seio estava diferente e procurei a UBS e fui encaminhada para a realização de exames até descobrir a doença, foi indicado para que eu procurasse à Santa Casa e no dia 13 de março fiz a minha primeira quimioterapia”, comenta Milena.

A Coordenadora do Centro Municipal da Mulher (CMM), Renata Moraes, relata que a Unidade Básica de Saúde sempre é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. “Nós frisamos que as mulheres podem procurar as UBS o ano inteiro. Esses cuidados que nós falamos em relação à saúde da mulher também envolvem planejamento familiar, educação alimentar, vacina e a partir desses fatores que elas devem participar e procurar a Unidade, porque a UBS sempre é a porta de entrada – é a partir dela que as mulheres podem ser encaminhadas para Centros de Referência, que no caso de Ponta Grossa pode ser o Centro Municipal da Mulher (CMM) ou o Centro de Especialidades”, finaliza a coordenadora.