Correio dos Campos

Município poderá contar com projeto de educação ‘animalista’

“Animais não são coisas” foi apresentado ao prefeito Marcelo Rangel para ser implantado na cidade
10 de outubro de 2017 às 18:42

Refletir sobre práticas cotidianas que submetem animais à crueldade e que muitas vezes passam despercebidas. Essa é a essência da chamada educação animalista, que trabalha para mudar comportamentos humanos relacionados a maus tratos de animais – e está próxima de ser inserida em Ponta Grossa. Na manhã desta terça-feira (10) o prefeito Marcelo Rangel recebeu o Juiz Federal Dr. Vicente de Paula Ataíde Júnior, que o apresentou o seu pré-projeto pessoal intitulado “Animais não são coisas”.

A ideia é que com a conscientização dos professores, pais e alunos das escolas municipais de Ponta Grossa a chamada educação animalista seja difundida e comece a ser discutida no município. A proposta de metodologia de trabalho inclui desde palestras e capacitações até cartilhas e adesivos. “Este projeto é inédito e leva este nome para destacar que animais não podem ser jogados fora; que eles sentem impactos e são sencientes, ou seja, capazes de sentir dor e ter percepções que os dotam de dignidade”, explica Ataíde Jr.

Juntamente aos médicos veterinários da Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Leandro Inglês e Cristóvão Câmara, e a professora da Secretaria Municipal de Educação, Claudia Coneglian, o prefeito Marcelo Rangel discutiu a proposta do projeto e já o encaminhou para os setores responsáveis iniciarem a sua implantação. “Crianças são multiplicadoras de conhecimento.

Eu sempre quis iniciar um projeto voltado aos animais na educação municipal, e agora é a chance de Ponta Grossa iniciar esses trabalhos. Vamos unir os nossos técnicos de saúde e os nossos pedagogos para adaptar esta proposta e incluí-la no orçamento”, garantiu Rangel.

(Texto: Millena Sartori)