Correio dos Campos

Sandro vota contra e diz que ‘fundão’ não tem nada que o justifique

5 de outubro de 2017 às 17:52
Deputado federal Sandro Alex quer ampliar os poderes da Lei da Ficha Limpa

O deputado federal Sandro Alex (PSD) votou contra o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Federal, por 223 contra 209 votos, que cria o fundo público para financiamento de campanhas. O ‘fundão’, como está sendo chamado, prevê um montante de R$ 1,7 bilhão para bancar as campanhas de políticos para 2018. Número que ainda poderá aumentar até o pleito.

“A aprovação de um fundo com dinheiro público sem dúvida dá razão para a população quando reclama que o Legislativo está virado de costas para a sociedade brasileira. Não tem qualquer fundamento, nada que justifique esse absurdo”, declara Sandro.

Situação difícil

O parlamentar enfatiza que o financiamento privado por empresas acabou, a doação de pessoa física foi limitado e os políticos favoráveis ao ‘fundão’ foram atrás do dinheiro público para bancar as campanhas. “Colocaram a gente em uma situação muito difícil. Tentamos evitar, mas não conseguimos. Porém, creio que a população está acompanhando e dará resposta em 2018. É importante que a população perceba quem votou a favor e quem votou contra esse absurdo”, aponta Sandro.

Ainda em relação à reforma política, o deputado elenca como fatores positivos a aprovação da cláusula de barreira para partidos, que, segundo ele, deve diminuir a promiscuidade dos partidos, e o fim das coligações. Sandro integrou a ala de deputados que defendeu a medida para 2018, mas acabou sendo aprovada para 2020.