Correio dos Campos

ACIPG realiza Curso de Brigadista para colaboradores

Especialista ministra palestra de prevenção e proteção contra incêndios
4 de outubro de 2017 às 18:18

Nesta quarta-feira (4), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) realizou para seus colaboradores um Curso de Brigadista. Participaram 25 pessoas que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento para prevenir e proteger as edificações em geral contra incêndios; as características dos serviços, dos materiais empregados, dos processos de fabricação, entre outros, e determina as soluções mais adequadas a cada situação.

Ministrado pela técnica de Segurança do Trabalho Reni Gomes Rocha, a intenção da instituição é garantir a prevenção e proteção contra incêndios na busca pela diminuição dos prejuízos materiais, mas principalmente de desastres pessoais acometidos por incêndios. Além disso, o curso é elaborado conforme exigências do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com Reni, o conteúdo do curso está de acordo com as Programa de Brigada de Incêndio, estabelecendo os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

A palestrante salientou que de acordo com a Norma de Procedimentos Técnicos (NPT 17/2015) as empresas devem capacitar seus colaboradores como brigadistas contra incêndios. Além da capacitação, há a recomendação que um grupo de colaboradores sejam responsáveis por um plano de ação em casos de incêndio. “Além do cumprimento da regulamentação, a existência e a devida capacitação dos brigadistas podem salvar vidas e até diminuir danos nas empresas”, salienta.

A analista de RH da ACIPG, Fabiane Somer, comenta que semestralmente a instituição realiza, em sua sede, um Curso de Brigadista aberto para a sociedade, como também em uma frequência maior, encomendados por empresas. “Contamos com uma expressiva procura por parte das empresas”, salientou.