Correio dos Campos

Escola Aldo Bonde realiza jogos e gincana para integrar alunos

Prática de esportes torna-se aliada para socializar alunos e chamar a comunidade como parceira da escola
3 de outubro de 2017 às 17:54

A Escola Municipal General Aldo Bonde, maior escola em número de alunos do Município em Ponta Grossa, realiza nesta semana os Jogos e Gincana Interna Aldo Bonde, com o principal objetivo de integrar os alunos e contribuir para o processo de socialização dos estudantes. Estão participando do evento todos os 1221 alunos, divididos em 50 turmas, disputando diversos esportes coletivos e outras brincadeiras.

Ao longo da semana, as turmas estão organizando não somente as equipes para as disputas, mas também a torcida pelos colegas. E além da prática de esportes, as crianças estão também aprendendo literatura. A forma encontrada pelas pedagogas foi renomear os esportes com os nomes de personagens. Entre eles estão o Futsal do Saci, o Quizz do Sabugosa, o Lançamento da Emília e a Queimada da Cuca, por exemplo.

Segundo a pedagoga Josely Ribeiro da Costa, o objetivo é integrar os alunos e trabalhar questões de disciplina e agressividade. “Percebemos um comprometimento muito grande dos alunos. A torcida pelos colegas também é bastante respeitosa, com gritos de guerra, não ofensivos. Houve uma integração realmente, que esperamos tenha reflexos positivos em toda a comunidade”, conta ela, que organizou os jogos junto à colega Gisley Cavalheiro e os professores de Educação Física.

Para a diretora Maria Alvina, os jogos ajudam na socialização e na integração entre escola e comunidade, como forma de chamar pais e estudantes a formarem um cinturão de proteção em torno do espaço, que recentemente foi alvo de atos de vandalismo. “Através deste espírito de competição, de maneira pacífica, estamos buscando mostrar que a escola é uma aliada da comunidade e dos alunos. Com a escola mobilizada, todos passam a valorizar mais. Também mostramos aos pais que a escola é uma parceira, que realiza coisas bonitas e que só faz bem para os filhos deles. É desta parceria que a escola precisa”, conta Alvina.

Até sexta

As competições na Aldo Bonde seguem até sexta-feira, quando será realizado o encerramento dos jogos inter-séries, contando com a participação de todos os alunos. Até lá, todos os dias estarão recheados pela prática de esportes.