Correio dos Campos

Secretaria de Saúde prepara atividades para a conscientização à Saúde da Mulher

Além da preocupação com o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, outras ações que envolvem a Saúde da Mulher serão realizadas
2 de outubro de 2017 às 16:14

Pensando em você, mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Municipal da Mulher (CMM), realizará uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa. As ações têm como intuito a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura oficial do Outubro Rosa acontece na sexta-feira (06), com a “Caminhada Rosa”, a partir das 14h. A concentração está marcada em frente à Igreja dos Polacos e contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Angela Pompeu. Mas atividades em alusão ao mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama começam na quarta-feira (04) e vão até o dia 29 de outubro, com o encerramento da Campanha para os trabalhadores de asseio, conservação e limpeza pública.

Durante todo o mês as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão realizar palestras, orientações, Testes Rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, agendamento para a coleta de preventivo e exame clínico das mamas, além de outras atividades. Cada UBS atenderá e realizará determinadas ações. Além do atendimento na área urbana da cidade, algumas ações também serão realizadas nas zonas rurais de Ponta Grossa, como em Guaragi, Sete Saltos de Baixo, Mato Queimado, Carazinhos, entre outras localidades.

A coordenadora do Centro Municipal da Mulher (CMM), Renata Moraes, explica a realização dessas atividades. “Ainda que as ações tenham como intuito a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde visa a mulher como um todo”, explica Renata.

A coordenadora ainda ressalta que a mamografia é apenas um exame de prevenção. “Não é porque a mulher faz a mamografia que ela não vai ter câncer. Ressaltamos a importância delas fazerem o exame citopatológico, que coleta o material do colo de útero, mais conhecido como preventivo, para que assim haja uma maior eficácia no diagnóstico precoce do câncer e, com isso, possamos garantir 100% de chance de cura às mulheres”, aborda Renata.

A faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) da coleta do citopatológioco de colo de útero – mais conhecido como preventivo – vai dos 25 anos aos 64 anos. Caso a mulher realize esse exame e tenha duas coletas negativas, esse exame será indicado para que ela o realize de três em três anos.

Já a faixa etária da mamografia é preconizada a partir dos 50 anos. O exame é feito dos 50 aos 69 anos, de dois em dois anos. Mas aquelas mulheres que têm risco familiar podem fazer antes e todas as que tiverem algum sintoma também podem procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer o exame antes da faixa etária que é preconizada.

Segundo Renata, a Unidade Básica de Saúde sempre é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. “Nós frisamos que as mulheres podem procurar as UBS o ano inteiro. Esses cuidados que nós falamos em relação à saúde da mulher também envolvem planejamento familiar, educação alimentar, vacina e a partir desses fatores que elas devem participar e procurar a Unidade, porque a UBS sempre é a porta de entrada – é a partir dela que as mulheres podem ser encaminhadas para Centros de Referência, que no caso de Ponta Grossa pode ser o Centro Municipal da Mulher (CMM) ou o Centro de Especialidades”, finaliza a coordenadora.