Correio dos Campos

Alunos municipais recebem teatro de bonecos oferecido pela Tetra Pak

Apresentações de grande riqueza visual ajudam a consolidar os conceitos de reciclagem de materiais e o cuidado com os animais e com o meio ambiente
27 de setembro de 2017 às 18:46

Alunos das escolas municipais de Ponta Grossa estão recebendo o projeto Cena Ambiental – Teatro Itinerante, espetáculo oferecido pela companhia Tetra Pak em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O conteúdo da peça, viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, reúne teatro de bonecos, músicas e educação ambiental, com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças a respeito da reciclagem de materiais.

Na peça, animais como a onça, o mico-leão-dourado, o tucano, jacaré, coruja, papagaio e outros, conversam com as crianças sobre a necessidade de cuidar do lixo, reciclar e depositá-lo da maneira correta, para que as pessoas não interfiram na vida dos bichos da floresta. Os personagens também contam para as crianças sobre o sofrimento dos bichos causado pelo tráfico de animais e sobre a necessidade de mantê-los em seu habitat natural.

A educação ambiental proposta pela apresentação se completa com a participação de uma personagem que realiza, junto aos alunos, todo o processo de reciclagem de uma embalagem longa vida produzida pela empresa, que tem sua fábrica em Ponta Grossa. O interesse da companhia é apoiar o processo educativo das crianças sobre o meio ambiente e, agindo com responsabilidade socioambiental, introduzir o conceito de separação e reciclagem de materiais – especialmente de suas próprias embalagens.

Aberto ao público

Além das apresentações realizadas nas escolas municipais, o grupo fará duas apresentações abertas ao público, no próximo sábado. A peça será encenada no Parque Ambiental Manoel Ribas, às 15h e 17 horas, com apoio da Fundação Municipal de Cultura. Em caso de chuva, a peça será realizada dentro da Estação Arte.

Educação Ambiental em Ponta Grossa

A Secretaria Municipal de Educação realiza diversas ações de Educação Ambiental junto aos alunos, em ações próprias e em parceria com empresas e secretarias. Além da peça oferecida pela Tetra Pak, também são realizadas parcerias com a cooperativa SICOOB e com o Instituto CCR, mantenedor do programa Caminhos para a Cidadania – que leva conteúdo para alunos de todas as escolas – e outros parceiros, além do conteúdo trabalhado diretamente pelos professores da Rede Municipal. As escolas também recebem o Programa de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com a Ponta Grossa Ambiental.