Correio dos Campos

Comunidade da Coronel Cláudio elege novo Conselho Gestor para CEU das Artes

Gestão do equipamento é compartilhada entre comunidade, sociedade civil e representantes da Prefeitura de Ponta Grossa
26 de setembro de 2017 às 17:34
Cerca de 200 moradores participaram do processo eleitoral. Novo Conselho assume para a gestão 2018-2020

A comunidade da Vila Coronel Cláudio elegeu na última semana os novos membros do Conselho Gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O equipamento conta com gestão compartilhada entre a comunidade, membros da sociedade civil e representantes da administração pública. A contagem dos votos e divulgação oficial dos novos eleitos aconteceu na segunda-feira (25). Cerca de 200 moradores da região participaram do processo eleitoral, que escolheu os novos representantes para a gestão 2018-2020.

O Conselho Gestor é constituído por sete membros de cada segmento, que se reúnem bimestralmente e auxiliam nas deliberações e decisões sobre o uso do espaço e atividades desenvolvidas no CEU das Artes. Para o processo eleitoral, foram realizadas 14 oficinas de mobilização, que orientaram sobre a função do Conselho Gestor e sobre a eleição para os membros da comunidade interessados em participar do pleito. “Ficamos felizes com o número de eleitores neste primeiro processo para novo Conselho Gestor. Também contamos com um bom número de pessoas interessadas em integrar o conselho, que tiveram o período de um mês para divulgar suas propostas junto à comunidade”, explicou a coordenadora geral da estrutura, Sandra Aparecida Acorde dos Santos.

O CEU das Artes foi inaugurado em 2015 e desde então vem atuando no fortalecimento de vínculos e pertencimento da comunidade local, com a oferta diversos serviços e atividades para os moradores da comunidade, que conta com muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são ofertadas gratuitamente diversas atividades recreativas, de esporte e cultura, para as crianças e adolescentes da Vila Coronel Cláudio, diminuindo o índice de jovens ociosos na comunidade. São atividades como cinema, grupos de artesanato, dança, capoeira, grupos de leitura e contação de histórias, oficinas, atividades físicas e música.

“É fundamental que a comunidade tenha consciência da importância de participar da gestão do equipamento, que está inserido justamente neste local para desenvolver a Coronel Cláudio. O Conselho Gestor é responsável diretamente por isso, mas qualquer membro da comunidade pode colaborar com sugestões ou mobilizações para tirarmos projetos do papel e transformarmos a realidade local”, reforça Sandra.

Foram eleitos como representantes da comunidade: Heraldo Reis; Daniele Aparecida Primos Buss; Angela Maria França da Silva; Dalva Maria Avelar; Luiz Carlos Hajo; Isabel Regina Nascimento; e Maria Júlia do Nascimento. Os representantes da sociedade civil eleitos foram: Apadevi; Pastoral da Criança; AME; Abaspg; Lar das Vovozinhas; APEDF; e Jocum. Em outubro será realizada uma reunião para que o atual Conselho Gestor indique quais secretarias municipais irão compor a próxima gestão representando a Prefeitura.

Sobre o CEU

A estrutura física do prédio conta com 3 mil metros quadrados e conta com sala multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com capacidade para 60 pessoas, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. Essa estrutura unifica a prestação de serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital na região da Vila Coronel Cláudio.