Correio dos Campos

DIA D: Agência do Trabalhador realiza evento de inclusão social e profissional

25 de setembro de 2017 às 13:42

Nesta sexta-feira (29) o órgão participará de mobilização nacional e atenderá apenas PcDs e beneficiários reabilitados do INSS

 

Nesta semana a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa participará da 4ª edição do “Dia D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PcDs) e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e será realizado na próxima sexta-feira (29).

O objetivo é reunir em um mesmo espaço empresas e candidatos a oportunidades de emprego que estejam inseridos no artigo 93 da Lei nº 8.213/91 – que determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

Conforme explica o diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho, neste dia o atendimento será diferenciado. “No ‘Dia D’ atenderemos apenas PcDs e beneficiários reabilitados em uma programação especial, que reúne empresas do município para incentivar a inclusão social e profissional destes trabalhadores”, explica o diretor.

Programa continuado – O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, destaca que a Agência já oferece suporte para o processo de contratação de pessoas com deficiência e cidadãos que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional do INSS diariamente. “Durante todo o ano nós disponibilizamos o banco de dados para as instituições que ofertam vagas de emprego direcionadas a este público e realizamos a captação de vagas e encaminhamentos para entrevistas de emprego de acordo com os critérios estabelecidos pelos contratantes”, ressalta Carbonar.

Programação – Com atendimento exclusivo para PcDs e reabilitados, nesta sexta-feira a programação da Agência do Trabalhador será diferenciada. Às 11 horas será iniciado o credenciamento – o trabalhador deve levar o seu lado, os seus documentos, a sua Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e currículo. Os serviços serão iniciados às 12 horas e finalizados às 16 horas.

Participarão do “Dia D” as empresas Makita, Continental, Ponta Grossa Ambiental, LP Brasil, Supermix Concreto, Cargill, CCR Rodonorte, Ambev, Madero, Metalúrgica Schiffer e os supermercados Tozzeto, Muffato e Condor.