Correio dos Campos

CEU das Artes recebe árvores para neutralizar pegada ecológica

Plantio de mais de 60 mudas no equipamento visa neutralizar emissão de carbono de parte da frota de veículos municipais
21 de setembro de 2017 às 17:51

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou hoje uma ação para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Mais de 60 mudas de árvores do Viveiro Municipal foram plantadas na praça do Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Vila Coronel Cláudio. Além de marcar o Dia da Árvore, a proposta da iniciativa também é neutralizar a emissão de carbono (CO3) realizada pela frota de veículos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo gabinete do prefeito. Alunos da rede municipal de ensino e outros parceiros realizarem o plantio das mudas, que devem florescer e frutificar nos próximos anos.

Entre as mudas de árvores plantadas no CEU das Artes estão os ipês roxo e amarelo, quaresmeira, cereja nipônica, pau-brasil, acer, araçá e pitanga. A expectativa é que já no próximo ano estas mudas tenham transformado a paisagem no local, com algumas espécies já tendo florescido e frutificado. “A ação de hoje é muito importante, valorizando ainda mais este equipamento, que é da comunidade. É mais importante ainda que crianças estejam participando desse plantio, porque elas são o nosso futuro e podem garantir uma geração mais consciente sobre os cuidados com o meio ambiente”, destacou coordenadora geral da estrutura, Sandra Aparecida Acorde dos Santos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, reforçou que além da comemoração da data, o mais importante nesta ação é a consciência ambiental, a neutralização da emissão de carbono. “Este plantio contribuiu com o meio ambiente e vai mudar o perfil da comunidade, garantindo uma praça mais arborizada. Além disso, calculamos a emissão de carbono dessa frota e plantamos a quantidade de árvores para neutralizar essa ‘pegada ecológica’”, explicou o secretário. A ‘pegada ecológica’ mede o impacto do nosso estilo de vida no meio ambiente.

Para a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) este plantio ficará marcado para sempre na comunidade. “Daqui alguns anos, estas árvores estarão belas e frondosas, garantindo sombra e lazer para as famílias da proximidade. Muitos já estarão adultos e se lembrarão desse dia, em que eram crianças e plantaram estas árvores ainda como mudas. As crianças serão as responsáveis por multiplicar essa conscientização no futuro”, apontou a vice.

Além dos alunos da rede municipal de ensino, também participaram da ação alunos da Escola Adventista e representantes da Ordem Internacional do Arco-Íris.