Correio dos Campos

Secretaria de Saúde de Campo Largo visita UPA de Ponta Grossa

19 de setembro de 2017 às 15:43

A Unidade de Pronto Atendimento do município é vista como um exemplo de gestão e funcionamento a ser seguido

 

Na manhã desta terça-feira (19), responsáveis pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Largo visitaram as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Santa Paula. A UPA e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula são geridos pelo INDSH – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – e reconhecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade do país na área da saúde.

A UPA de Ponta Grossa é vista como um exemplo de modelo de gestão a ser seguido por várias cidades do Paraná. Gestores das Secretarias Municipais de Saúde de Telêmaco Borba, Curitiba, Londrina, Piraquara também já visitaram a Unidade. Participaram desta visita o Secretário Adjunto de Urgência e Emergência, Germano Krüger Neto, o Diretor Clínico do Centro Médico e do Samu, Juliano Ardigó Lopes, o enfermeiro Coordenador do Samu, Hugo Cezar Trembescki representando a SMS de Campo Largo.

O Diretor Executivo da UPA de Ponta Grossa, Juliano Steurer, mediou a visita e comentou como funcionam esses encontros. “Nós mostramos a estrutura e como funciona o processo de atendimento na UPA. A partir disso respondemos às perguntas dos visitantes a partir do que eles veem, como consultório, funcionamento, atendimento”, explica. Além de Steurer também participaram os médicos Dr. Audie Momm, Dra. Sandra Zattar, o Dr. Guilherme Dalzotto e o enfermeiro Roberson Felix Oliveira.

Para o Secretário Adjunto de Urgência e Emergência da SMS de Campo Largo, Germano Krüger Neto, a visita foi muito produtiva. “Viemos conhecer o funcionamento da UPA para tentar usar o modelo de Ponta Grossa em Campo Largo, visto que vamos inaugurar a nossa UPA, provavelmente, no final do ano que vem. O que é feito aqui seria o ideal para a nossa cidade”, ressalta.

Juliano Ardigó Lopes é Diretor Clínico do Centro Médico e do Samu de Campo Largo e comenta o que achou da visita. “Eu achei que a visita foi muito interessante, agregou bastante conhecimento para a gente. Assumimos a direção este ano e temos muitos problemas a ser resolvidos, e estamos em busca de soluções. Aqui na UPA tivemos várias visões de iniciativas que podemos implementar em Campo Largo. O funcionamento é muito bom, desde os protocolos de segurança, e a organização em geral me impressionou bastante”, comentou Lopes.

Ponta Grossa como exemplo – Hugo Cezar Trembescki é Enfermeiro Coordenador do Samu em Campo Largo e para ele a UPA de Ponta Grossa é um exemplo. “Aqui é muito organizado. A gestão tem muita qualidade na questão de segurança a para o paciente, questão de atendimento em si… é o que buscamos para a população de Campo Largo”, relata.

O Dr. Audie Momm é o Diretor Clínico da UPA e comenta sobre esse reconhecimento externo. “Eu fico muito orgulhoso de termos conseguido nos transformar em um modelo. Aqui o foco é sempre o paciente e otimizamos o nosso trabalho. Todos os setores estão otimizados para serem os mais ágeis possíveis”, finaliza.