Correio dos Campos

Projeto do Restaurante Popular de Uvaranas é aprovado

Aproveitamento da água da chuva e sala de capacitação para funcionários estão entre as novidades apresentadas
19 de setembro de 2017 às 18:09

Em reunião realizada com o secretário de planejamento, Celso Sant’Anna, o prefeito Marcelo Rangel aprovou o projeto arquitetônico para a construção do novo Restaurante Popular, que será instalado no bairro de Uvaranas. A obra terá capacidade semelhante à unidade Guilherme Cavina, do centro da cidade, e irá descentralizar o serviço para outro local do município.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e, conforme explica o secretário da pasta, o próximo passo é a cotação orçamentária. “Para abrir processos licitatórios precisamos definir um valor máximo, pois a empresa ganhadora da licitação e executora do projeto não pode oferecer um custo que ultrapasse este teto para a execução da obra”, explica Sant’Anna.

Algumas das características da projeção que chamam a atenção é o aproveitamento da água da chuva para atividades de limpeza estrutural e um espaço destinado à capacitação e aprimoramento dos funcionários do local. “Unindo a sustentabilidade à eficácia, o novo Restaurante Popular irá ampliar o atendimento à população e oferecer refeições balanceadas a baixo custo em mais uma região da cidade”, analisa o prefeito Marcelo Rangel.

Estrutura

O Restaurante Popular de Uvaranas irá contar com um espaço físico de quase 700 m² edificados além da área externa, que terá estacionamento para pelo menos 20 carros. Serão cerca de 300 cadeiras, que terão capacidade para, em média, as 1.200 refeições por dia que já são servidas hoje na unidade central. A estrutura também contará com cozinha, áreas de higienização, pré-higienização, pré-preparo de carnes, pré-preparo de vegetais, duas câmaras frias – sendo uma para congelamento -, despensa, sala do nutricionista, distribuição de marmitas, sala de capacitação de funcionários, banheiros, bilheteria e sala de administração e controle.

Restaurante Popular

Atualmente, o Restaurante Popular central serve refeições diárias pelo valor de R$ 3. O serviço é procurado por trabalhadores do comércio local, estudantes, idosos e principalmente pessoas de famílias mais carentes. A proposta é oferecer uma alimentação saudável, com preço acessível e cardápio inteiramente elaborado por nutricionistas. Cada refeição possui, em média, de 800 a 1000 kcal. São 12 combinações diferentes, e cada uma leva arroz, feijão, carne, salada, uma guarnição (como macarrão ou farofa, por exemplo) e uma fruta. O Restaurante Popular do Centro fica na rua Ermelino de Leão, 1125, próximo ao Parque Ambiental. O horário de atendimento vai das 11 às 13:30 horas.