Correio dos Campos

Mais 57 produtores rurais firmam parceria com o Programa Feira Verde

14 de setembro de 2017 às 13:29

Com esta segunda etapa de parceria, Município já chega a 138 produtores rurais parceiros para manutenção do Feira Verde

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, formalizou esta semana a parceria com mais 57 produtores rurais da agricultura familiar para manutenção do Programa Feira Verde. Esta é a segunda etapa de parceria com os produtores rurais do município, que já havia oficializado com outros 81 produtores em abril deste ano. Dessa forma, Ponta Grossa contará com 138 produtores parceiros para a distribuição de alimentos pelo Feira Verde. Para cada contrato anual, a Prefeitura irá repassar R$ 8 mil, totalizando um investimento de R$ 456 mil nessa parceria.

Estes convênios são responsáveis pela manutenção do Programa Feira Verde, que realiza a troca de material reciclável por alimentos da agricultura familiar. Desde início do ano até agosto, o Programa Feira Verde recolheu mais de 18 toneladas de recicláveis, repassou mais de 118 mil toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 17 mil famílias da cidade, com 150 pontos de troca espalhados pelo município. Além do sustento para produtores que vivem da agricultura familiar, o secretário responsável pela pasta ainda reforçou a responsabilidade desses produtores em garantir alimentação de qualidade para as famílias beneficiadas pelo Feira Verde.

“Estes produtores merecem todo nosso respeito, porque são heróis que permanecem no campo, vivendo da sua produção e ainda garantindo um alimento de qualidade na mesa de inúmeras outras famílias. Temos muito orgulho desse programa e dessa parceria, que leva recursos para o campo, que dá o destino correto para os materiais recicláveis e também garante o sustento das associações de catadores”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira.

“A iniciativa tem tido resultados muito positivos, para as famílias beneficiadas pelo Programa e também as que vivem da agricultura familiar e agora firmam essa parceria com o Município. A ideia do Governo é conseguir ampliar o valor dos convênios, garantindo estrutura necessária para quem está em nossas áreas rurais, quer produzir e comercializar”, destacou o secretário municipal de Governo, Maurício Silva.

O presidente da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa, Romualdo Seata, destacou sobre a importância dessa parceria, que oportuniza as famílias produtoras mais uma forma de comercialização dos produtos. “Estávamos ansiosos pelo dia de hoje, pela assinatura de novos contratos. Quem ganha com isso é a própria comunidade, com a garantia de alimentos de qualidade”, reforçou ele.

“Essa conquista não é apenas para o Município, mas é também para estes produtores rurais que vivem da agricultura familiar, pessoas que sabem trabalhar e realizar, que fazem acontecer estes excelentes resultados que já alcançamos com o Feira Verde em 2017”, celebrou a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt.