Correio dos Campos

Guarda Municipal promove ‘Ação de cidadania’

Estudantes do Instituto João XXIII tiveram uma tarde com palestras, corte de cabelo e apresentações das equipes da Guarda Municipal
14 de setembro de 2017 às 12:51

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através da Guarda Municipal de Ponta Grossa, realizou, nesta semana, a primeira edição da “Ação de Cidadania” em parceria com o Instituto João XXIII, na vila D.E.R. Durante toda a tarde de terça-feira, cerca de 200 meninos e meninas atendidos pela instituição tiveram palestras sobre pichação com os agentes do Departamento de Cidadania, drogas – com o Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS – i), além de cortes de cabelo oferecidos pelo Insituto Embelleze, aulas de Taekwondo, Karatê e apresentações das equipes da Romu e Getam.

Idealizador da ação, o Guarda Municipal Souza explica que a atividade tem o intuito de aproximar a população da instituição, oferecendo aos jovens a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da GM além de contribuir para o fortalecimento das noções de cidadania. “O objetivo é interagir com a comunidade, estar próximo da população, mostrando como é o trabalho da Guarda Municipal, as atividades dos diferentes grupamentos e conscientizando sobre a diferença entre arte e pichação, assim como sobre os perigos das drogas. Hoje, trabalhamos diariamente o conceito de policiamento de proximidade e demonstrar a essas crianças e jovens qual o papel da GM amplia ainda mais a efetividade e o alcance dos nossos tesforços junto à população”.

Para o coordenador do Instituto João XXIII, Altair Garcias, a ‘Ação’ agrega elementos essenciais à formação e fortalecimento das noções de cidadania. “Diariamente, buscamos trabalhar a questão da cidadania, da obediência às regras e da formação de valores e é isso que a Guarda Municipal está oferecendo hoje para gente. É uma atividade de formação muito importante”, declara.

“Achei muito legal as apresentações. A Guarda Municipal salva as pessoas, por isso quero ser da Guarda um dia”, conta a estudante Aline De Souza, de 9 anos. Ela também diz que a parte que mais gostou das atividades foi com o Grupo Especial Tático com Apoio de Motocicletas, o Getam. “Gostei bastante do Getam e da rapidez com que eles pilotam as motos”, completa.