Correio dos Campos

7ª Expo&Flor termina com recorde de público

A Expo&Flor terminou no último domingo após 10 dias de visitação aberta ao público. Foi registrado um recorde de visitantes com mais 40.000 mil pessoas
11 de setembro de 2017 às 17:09

A Expo&Flor demonstrou o potencial da cidade de Ponta Grossa para receber grandes eventos e o Rotary Alagados, coordenador e realizador do evento, merece destaque. Primeiro, porque os valores arrecadados são revertidos para entidades e instituições da cidade. Depois, as entidades que recebem os valores enviaram seus representantes para trabalhar na feira (mais de 100 pessoas) como contrapartida ao recebimento dos bens objetos dos projetos inscritos.

Também é necessário registrar que os 32 integrantes do Rotary Alagados, 15 jovens do Rotaract e 12 Rotakidianos, todos trabalharam voluntariamente. E a Expo&Flor é muito mais. Foram 33 expositores foram responsáveis pela organização da feira de oportunidades, desenvolvida simultaneamente com um espaço gastronômico. Nestes dois segmentos, mais de 150 pessoas trabalharam diretamente.

Os Clubes de Rotaract, jovens de 18 a 30 anos parceiros do Rotary, também desenvolveram uma série de trabalhos na Expo&Flor. O Rotaract Campos Gerais ajudou na organização da entrega das flores. O Rotaract Alagados e Oeste na venda de mini cactos, além da realização de dois dias com torneios de xadrez com a participação de mais de 150 inscritos. O Rotaract Sabará, em parceira com o Curso de Medicina da UEPG, realizou gratuitamente testes da Hepatite C. O Rotaract de Pinhais realizou a exposição Olhando o Mundo.

O Rotakids, crianças de até 12 anos, se destacou com o projeto “polvo”, em parceira com o Rotary e Clube de Mães, puderam demonstrar a comunidade o trabalho realizado com a doação de mais de 50 unidades dos “polvinhos”, por mês, para as mães e bebes recém-nascidos do Hospital Regional de Ponta Grossa.

Ainda, a 7ª Expo&Flor superou todas as expectativas em relação aos eventos que aconteceram antes e durante a feira. O grafiti do Painel Natureza em Cores, na Estação Saudade já se tornou um cartão postal da cidade e muitas pessoas passam lá para tirar fotos. Todos os Clubes de Rotary de Ponta Grossa, numa ação conjunta, realizaram o plantio de 400 mudas de árvores frutíferas no Residencial Buenos Aieres. Nos eventos esportivos, foram mais de 400 participantes na corrida rústica e mais de 200 participantes do 4º Passeio Ciclístico da Expo&Flor. Neste ano, outra novidade foram as atividades realizadas no espaço cultural com a apresentação da Banda Affinitas, Fanfarra do Colégio José Elias da Rocha, dança gaúcha da Apae, Bando da Leitura, Roda de Capoeira. As crianças das escolas municipais e particulares tiveram palestras sobre meio ambiente e trânsito, além do concurso de redação.

O concurso de fotografia da Expo&Flor, com duas etapas, também foi uma novidade. Na primeira etapa os participantes enviaram fotos de flores e plantas antes do início do evento. A segunda etapa, os participantes utilizaram suas câmeras nos dias da feira e ainda esta a acontecer a votação da mais bela foto no Facebook da Expo&Flor. A premiação será realizada na reunião do Rotary Alagados de prestação de contas do evento.

A sensação do evento foi um jardim especialmente montado para receber os visitantes e o local foi o preferido para eles tirarem as fotos e registrarem a passagem pela Expo&Flor.

A presidente do Rotary Alagados, Giorgia Bin Bochenek, avalia que os eventos foram muito relevantes para a comunidade e “somente foi possível realizar tudo isto graças a doação e a dedicação dos rotarianos e das parcerias com as instituições e entidades, além do apoio financeiro dos apoiadores”. E complementa “as pessoas menos favorecidas ou com maiores dificuldades são as maiores beneficiárias de todos os projetos da Expo&Flor, mas quem ganhou mais foi toda a comunidade e a cidade de Ponta Grossa”.

O próximo passo da Expo&Flor é realizar a entrega dos projetos para as instituições. A primeira entidade, a associação Nossa Senhora de Lurdes, recebeu 10 colchões para atender as mulheres que a instituição acolhe. A entrega foi realizada no último domingo na Expo&Flor.

Neste ano, pessoas de diversas cidades estiveram presentes para conhecer o funcionamento do evento para levar para suas cidades. O Presidente da Comissão da Expo&Flor que organiza o evento, Osmar Bonfinger, destacou que “A Expo&Flor já faz parte do calendário da nossa cidade e é visitada por pessoas de Ponta Grossa e toda a região. Mais do isto, o resultado da feira faz a diferença na vida de centenas de pessoas que são atendidas pelas Entidades Assistenciais que recebem os recursos”. E arremata: “A Expo&Flor é um exemplo de que é possível fazer mais e esperamos que outros eventos como este possam trazer mais opções de lazer, negócios e diversão para os ponta-grossenses”.

O Rotary faz a diferença e este é o lema deste ano para o Rotary. A Expo&Flor é um presente do Rotary Alagados para a cidade de Ponta Grossa. Também é uma referência para a cidade e modelo para outras. O envolvimento e o engajamento de toda a comunidade é o diferencial. O benefício e a beleza das ações você poderá ver em cada flor ou planta espalhados por toda a cidade.