Correio dos Campos

Feira do Livro será aberta nesta quinta-feira no Parque Ambiental

Evento terá milhares de títulos à disposição do público. Atrações culturais serão realizadas diariamente até 15 de Setembro
6 de setembro de 2017 às 19:20
https://correiodoscampos.com.br/ponta-grossa/2017/09/06/feira-do-livro-sera-aberta-nesta-quinta-feira-no-parque-ambiental

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura, abre nesta quinta-feira, feriado da Independência, a Feira do Livro 2017. A abertura oficial será realizada às 15 horas, na Estação Arte, no Parque Ambiental, onde será realizada a Feira, até o dia 15 de Setembro. Dez editoras e grupos livreiros irão expor milhares de títulos dentro da Estação Arte.

De 07 a 15 de Setembro, serão realizadas mais de 200 ações dentro da Feira e do V Congresso de Educação. Entre elas estão palestras, mini-cursos, apresentações artísticas, contações de histórias, oficinas, intervenções literárias e interações com autores. As ações do V Congresso ocorrerão não somente no Parque Ambiental, palco da Feira do Livro, mas também em vários equipamentos culturais da cidade. Além da participação de todas as escolas públicas municipais, os espaços devem ser visitados por todas as demais instituições de ensino da cidade.

O tema desenvolvido pela Secretaria de Educação neste ano será “Ponta Grossa Narra – as Narrativas de Lobato a Bojunga”, em homenagem a dois importantes autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Estes dois escritores estarão retratados em diversas intervenções, que serão realizadas ao longo dos dias de evento.

50 anos da SME

Durante a abertura da Feira do Livro, a Secretaria Municipal de Educação lançará ainda um selo comemorativo aos 50 anos da SME. Iniciada oficialmente em 1967, a estrutura administrativa foi constantemente reelaborada ao longo das últimas décadas, transformando-se em uma das maiores secretarias municipais do Brasil, atendendo hoje a 32 mil estudantes, com 4,5 mil profissionais em 143 CMEIs e Escolas.

V Congresso de Educação

Ainda há vagas para algumas das palestras e oficinas que serão realizadas dentro do Congresso de Educação, que terá sua primeira atividade realizada nesta sexta, dia 08. Entre os destaques da programação do V Congresso de Educação e da Feira do Livro estão nomes da filosofia, sociologia, pedagoria e da literatura nacional. A programação completa do evento, bem como o link para inscrições, estão disponíveis em sme.pontagrossa.pr.gov.br/vcongresso2017 .

Programação dia 07

13h às 18h: FOTOGRAFIA – Exposição ‘Bianchi e Suas Conexões com Ponta Grossa’

Local: Casa da Memória Paraná

15h: ABERTURA OFICIAL – V Congresso de Educação, IX Feira do Livro e VI Festival Literário

Local: Palco externo

15h30: CULTURA POPULAR – Apresentação de Capoeira

Local: Palco externo

16h: CIRCO – ‘O Mundo Mágico do Circo’ – Palhaço Picolé

Local: Palco externo

17h: TEATRO – ‘Heróis da Natureza’ – Grupo Dia de Arte

Local: Palco externo

18h: TEATRO – ‘O Pior Circo do Mundo’ – Letras Cênicas

Local: Palco externo