Correio dos Campos

AGRINHO – Escolas municipais celebram parceria com SENAR e Colégio Agrícola

1 de setembro de 2017 às 10:40

A realização do projeto Agrinho Solos, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), motivou uma parceria que movimentou 12 escolas públicas municipais em Ponta Grossa. As crianças da Rede Municipal tiveram a oportunidade de interagir com os alunos do 3º ano do Ensino Técnico em Agropecuária, do Colégio Agrícola Augusto Ribas, em uma rica troca de conhecimentos e experiências sobre o uso e conservação do solo.

A interação provocou efeitos positivos nas turmas, que irão agora participar de um concurso nacional sobre esse tema, o Agrinho Solos. Na prática, a parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SENAR levou o Colégio Agrícola para dentro das escolas, propiciando uma atividade inédita. O objetivo foi trabalhar os cuidados com o solo da maneira correta, em busca da sustentabilidade, utilizando a terra com a redução de impactos ambientais e diminuindo a poluição.

Através do uso de maquetes, teatro de fantoches e bate-papo com os alunos, os estudantes do Colégio Agrícola tornaram o assunto atrativo e lúdico para as crianças. “Realizamos trabalhos na área de meio ambiente e agricultura, como hortas, conservação e uso do solo, poluição. Isso se somou ao nosso currículo de ciências, nos quais trabalhamos o meio ambiente, as hortas que possuímos, bem como o Programa de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis”, conta a coordenadora de projetos da SME, Aparecida Castanho.

Concurso – Agora, tanto os alunos e professores das escolas municipais quanto os alunos do Colégio Agrícola participarão do Concurso Agrinho Solos, realizado pelo SENAR. Enquanto as crianças concorrerão através de redações sobre o tema desenvolvido, os professores participam do concurso de experiência pedagógica. A experiência também será tema para os jovens do Colégio Agrícola, bem como a produção de um vídeo.