Correio dos Campos

Comitê Gestor do Empreender se reúne na ACIPG

Representantes dos núcleos setoriais e das entidades apoiadoras discutiram ações e experiências do Programa
24 de agosto de 2017 às 18:17

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu na manhã da quinta-feira (24) reunião do Comitê Gestor do Programa Empreender. Participaram do encontro representantes dos Núcleos Setoriais e das entidades apoiadoras – Sebrae, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Prefeitura Municipal e Faciap – para discutir atividades e experiências.

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município em núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial. O programa existe no Paraná desde 1997 e funciona em 43 municípios, com 272 núcleos e 3.294 empresas nucleadas.

A consultora do Empreender na ACIPG, Lucilene de Fátima Oliveira, apresentou os dados relativos ao programa no município e destacou as ações desenvolvidas pelos núcleos, relatando os casos nos quais os empresários e profissionais já deram um passo a mais e formaram outras entidades dentro do setor. “Alguns núcleos começaram aqui na ACIPG e já viraram Sindicatos, como é o caso do Núcleo de Oficinas Mecânicas que virou o Sindirepa e está lá com a Fiep agora”, explicou. De acordo com ela, atualmente a ACIPG conta com 15 núcleos ativos e está em fase de implantação de mais quatro.

O consultor regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Flávio Luiz Amorim Moretti, atesta esse tipo de encontro entre os nucleados e apoiadores é importante para promover uma interação entre as empresas. “Por mais que eles tenham segmentos diferentes, é importante a troca de experiências e boas práticas. Para o que está dando certo possa ser aplicado também pelos demais”, apontou. Segundo ele, Ponta Grossa é destaque na região porque é a única com o Empreender funcionando com excelência e servindo de exemplo para outros municípios”, destacou.

E o bom andamento do programa em Ponta Grossa ocorre principalmente pelo empenho da ACIPG em incentivar a criação e manutenção dos Núcleos. “Sempre foi um desejo da Associação Comercial ter núcleos bem estabelecidos e funcionando como hoje. Podemos dizer que eles são a menina dos olhos da ACIPG”, ressaltou o presidente da entidade, Douglas Taques Fonseca.