Correio dos Campos

Amamentação é tema de palestra para profissionais de saúde bucal

23 de agosto de 2017 às 18:58

E quem pensa que só precisa se preocupar com a saúde bucal das crianças depois do nascimento dos primeiros dentes, está muito enganado. O cuidado deve ser realizado desde os primeiros dias de vida de um bebê. Em encontro mensal, os profissionais ligados ao departamento de saúde bucal receberam palestra sobre o tema da cirurgiã dentista municipal, Leomar Maria Giacchini.
A palestrante trouxe várias informações relevantes que continuarão sendo repassadas para as mães durante os atendimentos e as puericulturas. “O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada. Além disso, também estimula o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, que depois irá refletir em outros movimentos como a fala e a respiração”, destaca Leomar.

Mesmo ainda sem dentes formados é importante que, diariamente, seja feita uma limpeza na gengiva e língua da criança através de uma gaze umedecida após cada mamada. Dessa forma, você evita o acúmulo do leite nos cantinhos da boca do bebê e garante que os dentes de leite nasçam mais fortes e saudáveis. A utilização da escova de dente ideal só será preciso quando surgir os dentes.

Cerca de 120 dentistas e auxiliares participaram da palestra durante a manhã desta quarta-feira (23), na seda da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).