Correio dos Campos

V Congresso de Educação terá mais de 200 atrações de 7 a 15 de setembro

22 de agosto de 2017 às 18:16

“Festa” da Literatura e da Educação traz autores infanto-juvenis para o cotidiano da cidade

 

Ponta Grossa viverá no mês de setembro mais uma grande festa da Educação e da Literatura. Serão realizados simultaneamente, de 7 a 15 de setembro, o V Congresso de Educação e a Feira do Livro, abertos à comunidade. Será mais uma oportunidade para que professores, educadores e acadêmicos possam adquirir novos conhecimentos em Educação e também para que a cidade respire Literatura novamente durante a feira, que será realizada no Parque Ambiental Manoel Ribas e na Estação Arte.

Intitulado Ponta Grossa Narra – as narrativas de Lobato a Bojunga, o evento traz a literatura para o cotidiano da cidade. A programação começa no desfile de 7 de Setembro, com abertura oficial da Feira do Livro no período da tarde. Ao todo, serão mais de 200 atrações, entre oficinas, mini-cursos, palestras, atrações artísticas e contações de histórias, entre outras – além da Feira do Livro, que terá exposição de nove editoras e livrarias, com títulos variados, dentro da Estação.

Neste ano, o evento homenageia dois importantes autores da literatura infanto-juvenil brasileira – Monteiro Lobato e Lygia Bojunga. Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, os dois autores representam fortemente o imaginário infanto-juvenil brasileiro. “Entre estes dois autores, situamos o que há de mais importante na criação literária brasileira para esta idade escolar. São dois autores que contribuem diretamente para a formação cultural dos nossos alunos. Seus nomes representam neste momento toda a criação literária infanto-juvenil brasileira”, aponta Esméria.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Um dos principais objetivos do V Congresso de Educação é o aprimoramento da prática pedagógica dos professores e educadores de Ponta Grossa, em especial da Rede Municipal de Ensino. Através da realização de palestras, oficinas e mini-cursos nas áreas de filosofia, neurociência, pedagogia e literatura, entre outras, os profissionais têm acesso ao que há de mais atual no universo da Educação. “Esta é uma etapa muito importante do nosso processo de aprimoramento dos professores e também de formação de leitores. O incentivo à leitura e a melhoria da qualidade da educação estão entre as principais políticas públicas do nosso Municipio”, conta a secretária.

A programação completa do evento, bem como o link para inscrições, estão disponíveis em sme.pontagrossa.pr.gov.br/vcongresso2017 – as vagas são limitadas.