Correio dos Campos

Vacina de HPV está disponível nas Unidades de Saúde para pessoas até 26 anos

21 de agosto de 2017 às 12:16

A partir dessa segunda-feira (21), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tem sala de vacina, passarão a imunizar homens e mulheres até 26 anos contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde e o público já pode procurar uma das UBS das 9h às 16h30. “É uma ótima oportunidade para aqueles que ainda não tomaram e agora também será para as pessoas que não faziam parte do público-alvo e poderão se vacinar”, destaca a gerente de imunização Úrsula Kemelmeier.

O público-alvo encontrará a vacina nas 24 UBS seguintes: Adam Polan (Palmeirinha), Antônio Russo (São José/Órfãs), Cleon de Macedo (Jardim Paraíso/Uvaranas), Clyceu de Macedo (Santa Terezinha/Contorno), CRUTAC (Zona Rural), Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café/Chapada), Egon Roskamp (Santa Paula), Antero Machado de Mello (Rio Pitangui), Jayme Gusmann (Vila Estrela), João de Oliveira Bello (Guaragi), José Carlos Araujo (Cará-Cará), Julio de Azevedo (Vila Vilela), Lauro Muller (Santa Maria), Abrahão Federmann (Ana Rita/Uvaranas), Madre Josefa (Vila Princesa/Coronel Cláudio/Uvaranas), Nilton Luis de Castro (Parque Tarobá), Ottoniel Pimentel Santos (Cipa/Oficinas), Parteira Caetana Pierre (Chapada), Roberto de Jesus Portella (Ronda), Antonio Saliba (Parque dos Sabiás/Parque dos Pinheiros), Cyro de Lima (antigo CAS de Oficinas), Romulo Pazinato (Nova Rússia), Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças) e Luiz Conrado Mansani (antigo CAS de Uvaranas).

O abastecimento das vacinas é feito através das 3ª Regional de Saúde, sendo assim a imunização acontecerá de acordo com o estoque de cada UBS.

Sobre HPV – HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. É transmitido no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.

Na primeira relação sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, 80 a 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão.