Correio dos Campos

Sala do Empreendedor já auxiliou mais de 150 MEIs no parcelamento de débitos com a Receita Federal

21 de agosto de 2017 às 13:25

72% dos contribuintes que efetuaram o recolhimento buscaram orientação da Prefeitura

Desde que a Receita Federal divulgou que microempreendedores individuais (MEIs) poderiam parcelar em até 120 prestações mensais débitos que possuam junto à União, no início de julho, a Sala do Empreendedor se disponibilizou para auxiliar no processo. Até agora 156 empreendedores procuraram o órgão municipal para buscar informações, e pelo menos 70 realizaram o parcelamento com o auxílio do atendimento da Prefeitura – o equivalente a mais de 72% dos empresários que efetuaram o recolhimento em Ponta Grossa, segundo dados da Receita Federal. O prazo termina no dia 2 de outubro.

A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, explica que esta ação se deve ao fato de que muitas pessoas nunca mexeram nas plataformas online do sistema ou possuem dificuldades. “Estamos oferecendo um serviço a mais de orientação, já que atendemos os MEIs regularmente e buscamos os incentivar a regularizar a sua situação”, afirma Tônia.

O delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, Gustavo Luis Horn, ressalta a importância desta ação da Prefeitura. “A Receita não tem a expertise que a Sala do Empreendedor construiu junto aos MEIs. Somos muito gratos a esse trabalho de orientação, até porque quem procura é quem mais precisa de auxílio para buscar sua regularização”, aponta Horn, lembrando que grande parte dos microempreendedores individuais não contrata serviços de contabilidade.

Hoje, em Ponta Grossa, há mais de 11,5 mil MEIs cadastrados. Segundo o delegado pelo menos 60% destes empreendedores possuem alguma pendência de recolhimento junto à União. “Esses contribuintes fazem parte de um regime especial de tributação, de menor valor, mas tão importante quanto o de outras modalidades. A regularização de débitos permite benefícios como, por exemplo, requerer programas previdenciários”, explica Horn.

Serviço – A Sala do Empreendedor atende diariamente das 12 às 17 horas, no andar térreo da Prefeitura Municipal (Av. Visconde de Taunay, 950 – Ronda). Em relação ao auxílio no parcelamento de débitos junto à Receita Federal, estão sendo oferecidas informações gerais no balcão e atendimento individual com o passo a passo do processo através de hora marcada. Os telefones do órgão são3901-1888 ou 3220-1470.