Correio dos Campos

Ponta Grossa realiza Congresso Nacional de Engenharia e Tecnologia

21 de agosto de 2017 às 14:45

Durante essa semana, alunos e profissionais das áreas de Engenharia e Tecnologia poderão trocar experiências, renovar e ampliar conhecimentos no 1º Congresso Nacional de Engenharia e Tecnologia (CONET). Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento reúne palestrantes de renome nacional, estudantes e profissionais, entre os dias 21 e 25 de agosto, na Arena Multiuso, em Oficinas. Entre as atrações, estão a apresentação de artigos e a realização de minicursos, voltados para áreas mais específicas, além de palestras sobre inovação e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas até as 19 horas de hoje (21).

De acordo com Edson Makoto Ueno, diretor de Eventos Culturais da AEAPG, o principal objetivo do congresso é oferecer a oportunidade de aprofundamento ao público. “A gente está trazendo palestrantes de renome, fazendo um intercâmbio muito bom com as instituições de ensino. Essa é uma grande oportunidade de oferecer minicursos e palestras para que nossos futuros engenheiros, arquitetos e administradores possam se preparar para o mercado de trabalho e, os que já são profissionais, possam se atualizar”, declara. Ele também afirma que o foco desse evento consiste nas ações de gerência. “Atualmente, não só a parte técnica, mas principalmente a parte de gestão é nossa preocupação, seja nas instituições, seja nas empresas, por isso o enfoque desse congresso é exatamente na parte de gestão. É importante saber que ninguém trabalha sozinho, que você precisa de uma equipe de pessoas capacitadas ao seu redor. A área de gestão, hoje, é a principal preocupação não só de empresas privadas, mas também, públicas.”, completa.

Crescimento – “O congresso hoje é o maior evento do Paraná voltado para a área de engenharia e tecnologia”, aponta Sara Bobek, uma das organizadoras do evento. Ela conta que o evento deste ano é a ampliação do Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais. “Ano passado realizamos o 11º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais e, esse ano, devido ao porte do evento, ele se tornou um congresso. Temos uma expectativa de receber mil e quinhentas pessoas por dia”, conclui.

Inovação – Outro aspecto levantado pelo diretor de Eventos Culturais da AEAPG, Edson Ueno, é a busca por inovação na realização do Congresso. Segundo ele, isso começa pela escolha do local, a Arena Multiuso, em Oficianas. “É importante também ressaltar que esse congresso está sendo realizado na Arena Multiuso porque nós pensamos em um formato distinto, não somente de uma palestra em um auditório, mas numa forma de exposição, de interação com a plateia, de uma forma que fosse, ao mesmo tempo, inovadora e também atendesse ao objetivo proposto, por isso que pensamos na Arena Multiuso e contamos com a colaboração fantástica da Prefeitura de Ponta Grossa. Será um evento inovador, começando pelo local de realização”, salienta Ueno.