Correio dos Campos

Vereador apresenta projeto “Segunda sem Carne” nas escolas de Ponta Grossa

8 de agosto de 2017 às 18:12

O vereador George Luiz de Oliveira (PMN) protocolou nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Projeto de Lei nº 234/2017 que cria o programa “Segunda Sem Carne” nas escolas da rede pública municipal de educação de Ponta Grossa.

O projeto se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

O objetivo da proposta é que, em pelo menos uma vez por semana, a proteína animal seja substituída pela vegetal nas refeições oferecidas nas escolas municipais.

Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.

A proposta segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomendam que a redução do consumo de carne, principalmente a vermelha, é benéfica para a saúde e que também previne doenças como a obesidade, doenças do coração e outras consideradas crônicas. (Foto: Doc.Com)