Correio dos Campos

ACIPG se reúne com Consulado da Coreia do Sul

8 de agosto de 2017 às 16:10

Representantes da Divisão Comercial do Consulado Geral da Coreia do Sul visitaram a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) na manhã da terça-feira (8). A reunião faz parte de uma turnê que os funcionários consulares estão fazendo pela região para conhecer cidades com potencial de investimento para as empresas sul-coreanas.

O diretor de Pesquisa da Korea Trade-Investiment Promotion Agency (Kotra), Daniel Lee, apresentou a economia do país aos diretores da ACIPG e explicou que hoje a Coreia do Sul é a quinta nação mais competitiva do planeta, tendo a 11ª maior economia e ocupando a oitava posição entre os países com maior número de empresas com ações na bolsa de valores. De acordo com ele, a América Latina é o terceiro maior destino de investimento coreano, sendo o Brasil responsável por grande parte desses recursos. “A Coreia é especializada em indústria pesada, mas também tem foco em alimentação, bebidas e medicamentos. Estamos viajando para pesquisar ambientes para investimento de industrias coreanas e esperamos poder apresentar Ponta Grossa aos nossos investidores”, ressaltou. Segundo ele, 120 empresas já operam no Brasil.

Para auxiliar na apresentação da cidade o diretor de Comércio Exterior da ACIPG, Weliton da Silva Barreiros, se comprometeu a fazer um levantamento e mandar dados atualizados do município para a Kotra. “Ponta Grossa tem uma economia muito diversificada que vai desde a indústria de caminhões, com polo metalmecânico, cervejeiro e de agronegócio, com processamento tanto de grãos quanto de proteínas. Hoje estamos em quartou ou quinto lugar [dependendo da época do ano] no volume de exportações e temos uma das maiores balanças comerciais do estado”, explicou.

Yungsun Lee, diretor geral da Kotra, reforçou o interesse das empresas coreanas no setor de grãos e agronegócio brasileiro. Ele aproveitou a reunião para pedir informações a respeito do tema, principalmente em como ocorrem relações comerciais entre produtores e empresas de processamento e exportação de grãos. “É um mercado com muitas particularidades nessas relações e queremos ter informações para posicionar as empresas coreanas, pois esse é um mercado que desperta muito interesse”, apontou. Segundo ele, o assunto é um dos principais motivos da visita a Ponta Grossa.

O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, deu todas as explicações sobre o setor e colocou a Associação à disposição para agendar uma reunião entre o Consulado e cooperativas e empresas. “Dada a importância da Coreia nas relações comerciais do país e o reconhecimento como uma potência econômica, nós gostaríamos de programar uma visita com empresas de diferentes setores para que vocês possam ouvir a apresentação de cada uma delas”, finalizou.