Correio dos Campos

Alunos da SME participam de aula sobre Squash

3 de agosto de 2017 às 18:12

A atividade reuniu cerca de 20 alunos da rede municipal de ensino no Clube Ponta Lagoa. Até o dia 06 de agosto, o local é palco do Ponta Lagoa International Challenger de Squash

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, ontem (02), uma aula de educação física diferenciada aos alunos do município. Com raquetes, brincadeiras e muita disposição, os estudantes foram apresentados ao Squash. Sob a orientação de atletas do Clube Ponta Lagoa, que também sedia o torneio Ponta Lagoa International Challenger nos próximos dias, cerca de vinte crianças, do quinto ano da Escola Loise Foltran, participaram das atividades. Uma delas, a aluna Gabrieli de Oliveira, de 10 anos, conta que a experiência foi bem proveitosa. “Não conhecia o Squash, mas achei bem divertido! Os professores foram bem legais e eu aprendi bastante”, declara.

Para o coordenador de Educação Física da SME, Maurício Kusnick, além de contribuir para a divulgação de um esporte pouco conhecido no país, embora praticado desde 1920, o acesso à diferentes modalidades auxilia no desenvolvimento psicomotor das crianças. “O Squash não é um esporte que faz parte da cultura do brasileiro, mesmo assim, trabalha uma habilidade que, talvez seja a mais difícil na idade dessas crianças, que é a rebatida Dentro do desenvolvimento das habilidades motoras, é importante ressaltar que quanto mais contato as crianças tiverem com diferentes esportes, melhor desenvolverão suas capacidades, impactando bastante na alfabetização motora delas”, analisa.

Segundo a presidente do Clube Ponta Lagoa, Indianara Milléo, ações como a realizada em parceria com a Prefeitura podem repercutir no futuro do esporte do município. “Achei bastante interessante trazer as crianças das escolas municipais para que tenham acesso ao esporte e ao nosso complexo esportivo. Essa é uma maneira de identificar pequenos talentos que possam vir a se tornar expoentes do esporte na nossa cidade”, aponta. Já o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marco Macedo, salienta que a descoberta de novos talentos no município pode fomentar parcerias junto aos clubes para o fortalecimento de novos atletas. “Apesar de ser considerado um esporte de elite, o Squash pode ser praticado por alunos da rede pública, através de parcerias com os clubes. Hoje tivemos um vislumbre dessas possibilidades. O Ponta Lagoa nos ofereceu as quadras que, inclusive, são consideradas as melhores do país, para demonstrar aos alunos como funciona o esporte”, finaliza.

Ponta Lagoa International Challenger

O Ponta Lagoa International Challenger de Squash acontece entre os dias 3 e 6 de agosto, na sede campestre do Clube Ponta Lagoa e reunirá mais de 200 atletas. A entrada é livre.