Correio dos Campos

Pronatec Turismo oferece mais 2,1 mil vagas em cursos à distância gratuitos

1 de agosto de 2017 às 09:29

Estão abertas as inscrições para 2,1 mil vagas de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Pronatec Turismo, na modalidade Ensino à Distância (EAD). O município de Ponta Grossa foi contemplado com vinte e um cursos relacionados às áreas de indústria, comércio e turismo. Os cursos são voltados a pessoas com mais de 16 anos que possuam ensino fundamental completo ou médio, conforme especificações de cada curso. A oferta dos cursos está sendo realizada através da Fundação Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), ofertados pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC). As inscrições seguem até dia 16 de agosto.

“O investimento no turismo da nossa cidade e região também passa pela qualificação profissional de quem realiza esse atendimento na rede hoteleira e gastronômica, ou também aqueles que querem atuar nesse segmento.

Queremos garantir que o turismo na cidade esteja fortalecido para receber adequadamente os turistas e ainda ser fonte de renda para a mão de obra de Ponta Grossa”, avalia a vice-prefeita e presidente da Fumtur, Elizabeth Schmidt.

Este já é o segundo lote de cursos que o município é contemplado nesta modalidade, sendo que no primeiro lote, mais de mil pessoas se inscreveram. A novidade na oferta dessas novas vagas está na abertura de vagas para cursos relacionados ao comércio e turismo, garantindo mais opções de qualificação para mão de obra de Ponta Grossa e região. Os cursos são gratuitos com previsão de início em 28/08, ensino à distância (EAD), com duração média de 160 horas (3-4 meses) e certificado pelo MEC.

“A qualificação da mão de obra local desenvolve tanto o cidadão quanto a cidade. Já estamos com as inscrições abertas e a Sala de Qualificação está disponível para todos os interessados”, comenta diretor do Departamento de Qualificação Profissional, Vitor Hugo de Oliveira.

As pré-matrículas podem ser realizadas na Agência do Trabalhador, na Fundação Municipal de Turismo ou na Sala de Qualificação. É preciso levar documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e ter um e-mail ativo) para preencher um formulário de pré-matrícula.

Primeiro lote de vagas – Para os que já realizaram a pré-matrícula no primeiro lote poderem iniciar o curso online, é preciso que os candidatos realizem a confirmação da inscrição até o dia 27 de agosto por meio dos dados enviados com o remetente: Sistec MEC ([email protected]) no e-mail cadastrado no momento da pré-matrícula. Aqueles que não indicaram e-mail ou não receberam a carta de encaminhamento, devem realizar a confirmação da matrícula nos cursos em um dos pontos de atendimento abaixo, munidos de CPF.

Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) – Rua 07 de Setembro, 510 – Centro – Telefone: 3901-1601/3223- 3709

Agência do Trabalhador – Rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – Centro -Telefone: 3222-9980

Sala de Qualificação (Prefeitura – 4º andar) -Avenida Visconde de Taunay, 950 – Ronda – Telefone: 3220-1250

Os candidatos que não tiverem como acessar a internet para realizar os cursos, podem usar os equipamentos disponibilizados na Agência do Trabalhador. Basta realizar cadastro e agendamento de horário na Sala de Qualificação. Aqueles que não indicaram e-mail no momento da inscrição precisarão criar uma conta válida para realização do curso.

Produtor de Cerveja – Em relação ao Curso Produtor de Cerveja, que está sendo ofertado novamente, aqueles que já realizaram a pré-matrícula no 1º lote para este curso terão suas vagas garantidas junto aos inscritos neste momento e não precisam se inscrever novamente.