Correio dos Campos

Prefeitura apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias em audiência pública

29 de julho de 2017 às 10:34

Secretário de Finanças apresentou as metas e prioridades da administração municipal para o próximo ano em audiência pública na Câmara

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou hoje (28) a apresentação das metas orçamentárias do Município para o próximo ano, durante audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A previsão é que o município tenha um orçamento superior a R$ 800 milhões em 2018.

“A audiência pública da LDO visa apresentar as metas e prioridades da administração municipal, as metas fiscais e as diretrizes gerais para elaboração e execução dos orçamentos do município. É importante que a população acompanhe essas discussões, para saber qual o orçamento que a Prefeitura estará trabalhando”, explica o secretário Municipal de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, responsável pela apresentação da audiência.

De acordo com o secretário, são estas as informações que irão nortear a elaboração dos orçamentos dos órgãos municipais, unificados no Orçamento Geral do Município. “A LDO é uma das três peças orçamentárias do município e a audiência é fundamental para demonstrar para a população quais são as diretrizes do governo para o próximo ano”, comenta Grokoviski, reiterando que o Plano Plurianual (PPA) é a peça orçamentária onde consta o planejamento do orçamento, a LDO é onde estão definidas as diretrizes, e a Lei Orçamentária Anual (LOA) é a definição de como os recursos serão executados.

Após consulta popular para o PPA, o Executivo identificou que as áreas prioritárias de investimento são saúde, segurança, pavimentação, esporte e lazer e a construção de creches.
O PPA já foi aprovado na Câmara de Vereadores. A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi protocolada hoje (28) e passará por avaliação nas comissões internas, para posterior discussão e votação em plenário. A LOA deve ser protocolada até 31 de setembro, quando uma nova audiência pública será convocada.