Correio dos Campos

Ponta Grossa é referência em cuidados com os animais

24 de julho de 2017 às 15:19

O prefeito Marcelo Rangel recebeu em seu gabinete o vereador Lisandro Frederico da cidade de Suzano, São Paulo. O vereador, em seu primeiro mandato e fiel as causas dos animais, chegou até Ponta Grossa devido as práticas adotadas pela governo municipal nesta modalidade, se tornando um exemplo, uma referência. Durante toda a manhã de hoje (24) o vereador pode conhecer mais sobre os projetos que são executados na cidade, conversou com veterinários que acompanham as atividades e conheceu um pouco da estrutura que recebe os animais.

Segundo Lisandro, Suzano é uma cidade com características parecidas com Ponta Grossa, porém com pouco investimento nesta área. “Fui eleito pela causa que eu defendo e vi em Ponta Grossa uma oportunidade de investir e mostrar como os projetos funcionam. Tudo que eu li sobre as ações desenvolvidas aqui são ainda mais incríveis quando podemos conhecer de perto. Minha cidade tem praticamente o mesmo porte e orçamento parecido, porém não tem nada comparado com o que se trabalha aqui”, destaca o vereador.

Ponta Grossa conta hoje com castrações através de clinicas conveniadas e parcerias com as ONGs (Organizações não governamentais), cerca de 3500 castrações por ano. Com o projeto Castramóvel, que completou dois anos, são castrados aproximadamente 16 animais por semana de segunda a quinta-feira, e ainda é possível contar com a nova estrutura do Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR), que tem capacidade média de 150 animais transitórios.

“É um orgulho ver que outras cidades nos tem como exemplo, como referência, pois é um trabalho a longo prazo que aos poucos está sendo positivamente desenvolvido. A Secretaria de Saúde recebe muito apoio da atual gestão nos projetos e este apoio tem nos ajudado a investir cada vez mais na saúde dos animais”, diz o médico veterinário e supervisor de gestão em saúde, Carlos Eduardo Coradassi.

O prefeito Marcelo Rangel se colocou à disposição para esclarecer e disponibilizar os projetos realizados na cidade. “Saber que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade e atendendo todas as áreas que nos cabe é um motivo ainda maior para continuar avançando. Eu sou a favor dos animais e das pessoas que pensam assim. Somos um exemplo e todos aqueles que quiserem seguir estes passos, sempre estaremos a disposição para auxiliar”, finaliza Rangel.