Correio dos Campos

Rally da Carne promove a pecuária moderna em Ponta Grossa e região

21 de julho de 2017 às 16:23

O 3º Rally da Carne movimentou os produtores de Ponta Grossa e região na última quinta-feira (20). Durante todo o dia, produtores rurais, profissionais da área e estudantes visitaram três propriedades nas quais é praticada a pecuária moderna para produção de bezerros, matrizes ou gado de corte.

A primeira propriedade visitada foi a Fazenda Olho D’Água (Cabanha Joná), em Ipiranga, na qual foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos técnicos na produção das raças brahman e charolês. O médico veterinário Márcio Bugallo deu uma aula a respeito dos investimentos necessários em termos de pastagem e cruzamentos genéticos para obtenção de animais com boa taxa de produtividade.

Segundo a diretora da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Lilian Taques Fonseca Buzato, uma das organizadoras do evento, a ideia é fomentar a produção de gado no Paraná por meio da Pecuária Moderna, com técnicas mais apuradas e a integração com a agricultura e reflorestamentos. “É muito comum no estado a produção de gado como um uso de áreas não cultiváveis. Acontece que pesquisas mostraram que o nosso clima é excelente para o gado de corte e leiteiro. A ideia do Programa da Pecuária Moderna é fomentar a produção no estado, com técnicas avançadas e profissionalização da mão de obra”, explica.

E essa integração entre pecuária e agricultura pôde ser visualizada pelos participantes do Rally na segunda propriedade visitada, a Fazenda Santana – localizada em Teixeira Soares. No local é feita a criação de touros da raça brangus tanto para reprodução, quanto para corte em sistema de confinamento. A terceira e última parada foi a Fazenda Das Violas, na qual foi apresentado o sistema de manejo para produção de bezerros.

De acordo o coordenador regional do Instituto Agronômico do Paraná, Roger Mileo, esse tipo de evento é importante como forma de incentivo para a produção de gado como alternativa de renda no campo. “Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que está sendo feito de melhor na região, puderam observar três exemplos de maneiras distintas de trabalhar, mas que têm o mesmo objetivo: criar animais de qualidade para obter lucro”, ressalta.

O Rally fez parte do 3º Encontro Mercadológico da Carne, que está sendo realizado junto à 30ª Fenovinos e 1ª Fenovinos Paraná. Os eventos contam com exibição de animais e palestras com especialistas do setor. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Douglas Taques Fonseca, essa é uma forma de possibilitar que as pessoas tenham contato com uma parte importante da produção rural, fundamental para a economia brasileira. “Essas feiras servem para aproximar o produtor e o público, é uma chance para o produtor mostrar os seus animais, exibir aquilo que produz”, destaca.