Correio dos Campos

Agência da Cidadania – Dois documentos poderão ser feitos no Santa Maria

19 de julho de 2017 às 11:20

Nesta sexta-feira (21) o projeto Agência da Cidadania será realizado na região do Santa Maria, no bairro Colônia Dona Luiza. Na semana passada a Agência do Trabalhador, organizadora da ação, já havia anunciado um novo parceiro – a Cohapar – e agora revela mais uma novidade: pela primeira vez, dois documentos pessoais poderão ser feitos no evento.

Além da carteira de identidade, que será confeccionada pelo Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a comunidade também poderá solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) através da participação do Siemaco. O diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho, explica que essa é a primeira vez que dois documentos poderão ser solicitados no projeto. “Geralmente apenas um parceiro oferece esse serviço em cada região, mas para atender a solicitação da comunidade do Santa Maria, iremos oferecer amas as opções”, aponta Ramalho.

Essa também é a primeira vez que a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) participa da ação, disponibilizando o Programa de Escrituração Direta – que visa atender mutuários da empresa que já quitaram o financiamento imobiliário, mas não obtiveram o registro definitivo de suas casas.

Além destes serviços, a Agência do Trabalhador estará oferecendo vagas de emprego, agendamento de seguro-desemprego e cadastro de trabalhadores. Os outros órgãos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional que participarão dessa edição do projeto são a Sala do Empreendedor, que levará informações sobre a abertura de microempresas individuais (MEI) e a Sala de Qualificação Profissional, que facilitará o acesso a cursos profissionalizantes.

Da Secretaria de Governo estará presente o Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), para encaminhar demandas do bairro à gestão municipal e promover o Projeto Aquarela, que tem como objetivo levar entretenimento e diversão para as crianças. Outra entidade que participará é a MasterLine, que realizará corte de cabelos. Os serviços do Agência da Cidadania serão ofertados no Colégio Estadual Santa Maria (Rua Corruira, s/n), das 13 às 16 horas.