Correio dos Campos

Semana começa com programação erudita no 9º Festival de Música de Ponta Grossa

17 de julho de 2017 às 15:45

A partir desta segunda-feira, o Centro de Música recebe recitais de música erudita, além das oficinas e masterclasses, dentro da programação do 9º Festival de Música de Ponta Grossa. O primeiro recital será às 19h, com o violoncelista Antônio Del Claro (São Paulo/SP) e a pianista convidada Estela Machado (Curitiba/PR). Já às 20h30 será a vez da percussão erudita, com os músicos do UM2UO, também de Curitiba, Luís Fernando Diogo e Vinícius Portes. Todas as atrações têm entrada franca.
O músico Luís Fernando Diogo explica que o repertório do concerto foi elaborado para o público conhecer a versatilidade dos instrumentos de percussão erudita e popular. “Nosso concerto conta com o vanguardismo da improvisação livre, peças encomendadas especialmente para o duo e também com clássicos de grandes compositores, como Steve Reich”, aponta.
Já às 17h, o Quinteto de Metais da Banda Marcial Marista Pio XII estará tocando na linha Sem Parar, indo do Terminal Central ao Terminal Nova Rússia. No Lounge Musical do Shopping Palladium, organizado especialmente para o Festival de Música de Ponta Grossa, às 16h terá o Recital de Canto e Piano, com Willian Silva e Vivian Bueno, e às 20h o Quinteto de Metais.
A terça-feira, 18, inicia no Shopping Palladium, às 16h, com o Duo de Piano dos artistas Petros e Athos Sanways, e às 19h será a vez do Grupo de Saxofone do Conservatório Maestro Paulino apresentar um repertório especial, com  regência do professor Hudson Müller.
No auditório do Centro de Música, às 19h, terá o recital de Contrabaixo Acústico com o músico Rafael Figueiredo (São Paulo/SP) e participações do contrabaixista Eric Hilgenstieler e da pianista Midiã Cabral, seguido, às 20h, do recital de Saxofone, com Douglas Braga (São Paulo/SP). Além do recital, Rafael e Douglas ministrarão masterclasses para alunos. Para o diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, Douglas Passoni, as oficinas e masterclass proporcionam uma complementação pedagógica daquilo que é trabalhado em sala de aula durante o período letivo. “Ainda, uma oportunidade de rever conceitos, ter contato com novos olhares e interação com a comunidade de mesmo interesse”, diz.
Os alunos de música interessados poderão escolher diversas temáticas de masterclasses, entre canto lírico, saxofone, contrabaixo acústico, violoncelo, percussão erudita, violino, flauta, piano, violão, tuba e euphonium. Os masterclasses de cada instrumento duram dois dias pela manhã e tarde. As atividades irão da segunda-feira, 17, até o sábado, 22.

Fim de semana de muita música na cidade- O concerto Bem Brasileiro, da Banda Marcial Marista Pio XII, levou mais de 600 pessoas no Cine-Teatro Ópera na noite deste domingo. O espetáculo, com arranjos que perpassaram toda a história da música brasileira, teve a participação especial de bailarinos no Studio de Dança Fabíola Capri. O maestro Rafael Rauski afirma que a Banda sempre teve grande interesse em realizar um projeto conjunto o corpo de ballet. “Acredito que a união de todas as formas de arte é, mais do que nunca, indispensável. Ponta Grossa é uma cidade privilegiada em todos os setores da arte: temos incríveis músicos, artistas plásticos, dançarinos, atores… Tenho certeza que a realização desta parceria proporcionou ao público uma noite bastante interessante”, aponta.