Correio dos Campos

Prolar realiza o sorteio de lotes para 20 famílias no Parque dos Sabiás

7 de julho de 2017 às 19:16

Além do sorteio das áreas para as famílias que estavam cadastradas, equipe da Prolar também prestou orientações sobre procedimentos com a construção

 

A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) realizou hoje (7) o sorteio eletrônico de lotes residenciais no Conjunto Parque dos Sabiás para 20 famílias que já estavam cadastradas no sistema da Prolar e passaram pelo processo de seleção. Além do sorteio das quadras e lotes do empreendimento, as famílias também receberem orientações e dicas de procedimentos para a construção do imóvel no local. Por cada lote, as famílias irão arcar com o valor total de R$ 20 mil, dividido em 150 parcelas.

Na próxima semana, será realizada a limpeza dos terrenos e demarcação de cada lote, além de uma vistoria com os novos proprietários. Somente depois de todas as vistorias realizadas, é que as famílias serão chamadas individualmente para assinar os contratos. O vencimento da primeira parcela está previsto para 30 após a assinatura do contrato. As famílias têm o prazo de seis meses dessa data para estarem morando no lote, com a construção de uma casa que pode ser de madeira e alvenaria.

“A equipe da Prolar está aqui justamente para orientar as famílias sobre estas questões, o prazo para construção, que documentos precisa buscar, como solicitar as ligações de água e luz. Nenhuma construção pode ser iniciada sem o alvará, por exemplo. Queremos que elas já saiam daqui com um planejamento para construir este patrimônio, aproveitando essa oportunidade”, apontou o presidente da Prolar, Dino Schrutt, em conversa com as famílias.

Nesse prazo de seis meses, a equipe da Prolar recomenda que o mutuário mantenha o terreno sempre limpo e demarcado, para evitar problemas futuros. As famílias beneficiadas também foram orientadas sobre modelos de construção, como as casas pré-fabricadas e o sistema Casa Fácil, desenvolvido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa. Um material informativo foi entregue aos mutuários, com informações sobre os lotes, forma de pagamento e outros detalhes, além de uma planta do terreno e também os horários dos ônibus no local.

“Caso o proprietário tenha dificuldade em arcar com as parcelas ou mesmo dar andamento a construção, é importante que sempre procure a equipe da Prolar para orientações. Se a equipe técnica tiver conhecimento da situação de cada um, por ajudar a pensar alternativas. Aquele mutuário que ficar inadimplente ou negociar o lote, pode sofrer processo de retomada e perder esta oportunidade, desejada por várias outras famílias que aguardam na lista de espera”, alerta o presidente da Prolar.

O Conjunto Parque dos Sabiás foi entregue em etapas, entre os anos de 2015 e 2016, beneficiando mais de 80 famílias. “Orientamos os beneficiários de forma que eles usufruam dos lotes que foram contemplados, podendo construir seu patrimônio em um bairro já formado, com toda a estrutura pública necessário, com transporte público, Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais”, destacou Schrutt.

Novos investimentos

No início de junho, o presidente da Prolar esteve no Ministério das Cidades buscando pela liberação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para a viabilização de novas moradias em Ponta Grossa. O pedido pelo recurso já foi protocolado na Caixa Econômica Federal, dependendo agora de liberação para viabilizar novas unidades em Ponta Grossa.

Além da construção dessas moradias, destinadas a famílias com renda de até R$ 1.800 mensais, a Prolar também busca a viabilização de mais empreendimentos financiados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), voltado a um público de maior renda.