Correio dos Campos

Cidadania nas Escolas supera a marca de 30 mil pessoas alcançadas

5 de julho de 2017 às 13:44

Projeto aproxima a Guarda Municipal das comunidades e combate o bullying nas escolas, incentivando o respeito às regras e aos colegas

 

O projeto Cidadania nas Escolas, da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), ultrapassou a marca de 30 mil alunos, pais e professores envolvidos pela iniciativa. O número corresponde às atividades realizadas desde o início do projeto, em 2013. Somente neste ano, cerca de 5200 alunos e pais participaram das palestras,  superando a média semestral de 4500 pessoas alcançadas dos anos anteriores.

Segundo a coordenadora do projeto, Marielli Montes, a proposta da ação é aproximar as crianças da Guarda Municipal, além de funcionar como medida de prevenção à violência nas comunidades. “Trabalhamos de forma dinâmica, inserindo a figura do Guarda Municipal nas escolas e discutindo temas como bullying, corrupção e o respeito às leis. Tudo isso de forma lúdica e simples. Isso facilita a aproximação da Guarda Municipal dos pequenos, que se sentem parte integrante da segurança e bem-estar da sua escola e das suas famílias”, declara.

Para a diretora da Escola Municipal  Zair Santos Nascimento, Cleonice de Fátima dos Santos, a participação da instituição no projeto contribui para o fortalecimento da relação entre as crianças. “O Projeto Cidadania tem nos trazido diversos benefícios e resultados que nos surpreenderam. Após os encontros com os agentes da Guarda Municipal percebemos que as crianças identificaram e atribuíram um maior significado aos valores, além de desenvolverem um melhor relacionamento e o fortalecimento de atitudes de justiça, respeito e solidariedade”, aponta.

De acordo com o Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o desenvolvimento das ações do projeto vão ao encontro de um dos principais objetivos da Guarda Municipal: promover a segurança da população através da proximidade dos agentes e do respeito conquistado junto às comunidades. “Nossa secretaria tem trabalhado constantemente para fortalecer a segurança dos nossos cidadãos, com ênfase no policiamento comunitário, no contato com o público, e na formação de uma equipe cada vez mais técnica e preparada para o atendimento da população. O projeto Cidadania nas Escolas faz parte dessas diretrizes, apresentando o agente da Guarda Municipal como um integrante na vida dessas crianças com o qual elas sempre podem contar”, finaliza.