Correio dos Campos

CASTRAMÓVEL – Projeto completa dois anos e castra mais de 400 animais  

4 de julho de 2017 às 16:38

Há dois anos atrás os gatos Miko e Tico foram os primeiros animais castrados pelo programa Castramóvel. Hoje, mais de 400 cães e gatos já passaram pelo programa e foram operados e microchipados. Essas operações aconteceram em diversas regiões da cidade e hoje estão no Jardim Buenos Aires, no bairro Contorno, para famílias atendidas na Unidade Básica de Saúde Alfredo Levandowski.

A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos médicos veterinários do departamento de Zoonoses. As cirurgias são feitas de segunda a quinta-feira, cerca de 4 operações por dia. A equipe do Castramóvel reserva as sextas-feiras para limpeza, esterilização de materiais e aventais.

“Esse programa é um ganho para todas as famílias que tem animais e não tem condições de castrar. Completar dois anos de trabalho, é mostrar que deu certo e continua dando. Fazer parte dessa atividade é recompensador!”, comenta o médico veterinário, Cristovão Pereira.

A castração é feita para famílias de baixa renda. Por isso, os interessados no procedimento gratuito passam por uma avaliação socioeconômica com as Agentes Comunitárias de Saúde. Para o cadastro será necessário levar alguns documentos como: benefício da Prolar, Luz Fraterna, Isenção de IPTU ou Bolsa Família.

 

Como funciona

As famílias cadastradas recebem uma ligação da equipe administrativa do programa, onde são passadas orientações para levar seus animais no dia e horário marcado para o procedimento. Inicialmente cada família pode castrar um animal, gato ou cachorro, mas cada caso será avaliado individualmente.

Após a realização da cirurgia o médico veterinário irá orientar o dono do animal, falando tudo o que deve ser feito para que se obtenha um bom pós cirúrgico. “Como toda cirurgia o pós-operatório precisa de cuidados até que ele se recupere. Os donos não devem esquecer de administrar corretamente as medicações. Depende dessa dedicação e carinho para que o animal se recupere bem”, comenta Coradassi.