Correio dos Campos

Primeira reunião técnica do Programa Municipal de Atração de Investimentos é realizada  

30 de junho de 2017 às 15:31

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) a primeira reunião técnica do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). Mais de 15 entidades de diversos setores participaram da primeira etapa da discussão para a elaboração de um diagnóstico socioeconômico de Ponta Grossa, projeto contratado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que visa fomentar o desenvolvimento da cidade.

O PMAI está sendo desenvolvido pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), que iniciou a reunião apresentando o funcionamento do programa e destacando as formas de atuação e as estratégias de investimento e de atração de novos negócios. “Muitas vezes o próprio cidadão não reconhece o potencial da cidade onde vive. Para que investidores escolham Ponta Grossa é preciso valorizar e mapear todos os aspectos positivos desenvolvidos no município”, apontou o gerente de Desenvolvimento Econômico da APD, Jean Alberini.

Em seguida, o grupo de líderes iniciou uma discussão sobre a economia da cidade, e um dos assuntos abordados foi o recente processo de industrialização que aconteceu nos últimos anos com os investimentos no Parque Industrial – um dos responsáveis pelos índices positivos de PG que vêm sendo divulgados, como o saldo de empregos analisado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Ponta Grossa está se mostrando agora. Nos últimos anos retomamos projetos que até então eram polêmicos, como o Aeroporto Sant’ana e o Quadrilátero Histórico, e estamos mostrando que a cidade têm condições de abrir negócios novos e mantê-los”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, referindo-se à reabertura do aeroporto municipal – que hoje completa um ano de reinauguração – e aos processos encaminhados de revitalização do Mercado Municipal, Estação Saudade e região.

Durante a reunião técnica todas as entidades também responderam a um questionário de 160 perguntas que faz parte da percepção da estrutura da cidade. As categorias respondidas foram: condições de infraestrutura (sistemas de comunicação, de transporte, de energia, hídricos e terrenos), base empresarial, clima de investimentos, mercado (renda, mercado regional, estrutura comercial, turismo e eventos), estrutura urbana, condição social (habitação, saúde, saneamento, segurança, política social, cultura e lazer), base educacional, condições e relações de trabalho, sistema de ciência e tecnologia (empresas, ensino superior, C&T), meio ambiente e ambiente institucional.

Essa pesquisa de percepção respondida por representantes ponta-grossenses faz parte da Fase 1 do PMAI, e será comparada aos dados obtidos pela APD durante o processo.

 

Entenda o projeto

A contratação do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) foi feita no mês passado, e a responsabilidade ficou por conta da Agência Paraná Desenvolvimento, através do Programa Paraná Competitivo. A Prefeitura Municipal está investindo R$ 100 mil, a contrapartida da ACIPG é de R$ 50 mil.

O objetivo principal é produzir projetos que visem melhoria do ambiente de negócios, e que mostrem para investidores que Ponta Grossa tem capacidade para receber novos negócios – ou seja, atrair investimentos.

O documento possui seis metas: elaboração de um diagnóstico socioeconômico do município; aplicação de pesquisas junto a empresas para avaliação do ambiente de negócios; mapeamento das demandas e gargalos locais para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado no Município; elaboração de projetos para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado; criação de estratégias de marketing do Município; e desenvolvimento de ações de prospecção de novos empreendimentos empresariais.