Correio dos Campos

SME realiza formação sobre cooperativismo

29 de junho de 2017 às 19:41

Atividades reúnem professoras de sete escolas do município e promove mudanças no ambiente escolar com base no trabalho conjunto

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com o Sicoob, iniciou, hoje  (29), mais uma atividade de formação de professores e coordenadores das escolas municipais de Ponta Grossa. A ação faz parte do programa Cooperjovem Sicoob e reuniu 17 professores, de sete escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo promover os princípios do cooperativismo, fomentando a criação de projetos voltados à comunidade escolar e seu entorno.

De acordo com a coordenadora de Geografia e Meio Ambiente da SME, Aparecida Castanho, a parceria teve início em 2016 e já tem apresentado resultados positivos, com instituições desenvolvendo ações como compostagem e separação de resíduos sólidos.. “Atualmente contamos com sete escolas, duas a mais que no início, e a tendência é ganhar cada vez mais amplitude”, declara. “Com encontros de formação promovidos bimestralmente, os professores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) recebem orientação para empreender um Projeto Educacional Cooperativo, que leva em conta as necessidades da escola e da comunidade. É uma maneira de envolver a todos e, dessa forma, trabalhar os princípios do cooperativismo”, declara.

Elisangela Chlebovski Martins, coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Pinto Rosas, conta que está realizando ações para melhorar a estrutura da biblioteca da instituição, que conta com um quadro de 450 alunos. “Ano passado nossa escola já desenvolveu projetos, através das formações, que continuam até agora. Atualmente, trabalhamos para revitalizar a biblioteca. Pais de alunos já ofereceram a mão de obra e os valores necessários serão levantados através de bazar com doações da própria comunidade”, finaliza.