Correio dos Campos

Programa Feira Verde realiza atividades nas escolas

28 de junho de 2017 às 18:44

Até o fim de agosto, alunos de 12 instituições do município participarão de palestras que tratam sobre o Programa Feira Verde e sustentabilidade, além de realizarem a troca de resíduos recicláveis por produtos da agricultura familiar

 

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), têm levado o Programa Feira Verde aos estudantes da rede municipal de ensino. Durante esta semana, as equipes do Feira percorreram 3 escolas do município, ministrando palestras aos alunos e realizando a troca de materiais recicláveis por frutas, legumes e verduras da agricultura familiar.

De acordo com a Assessora de Projetos da Smapa, Gianna Banat, a iniciativa promove a sensibilização das crianças, através de palestras, além de aproximá-las do projeto, por meio das ações de troca junto às equipes. “Todos nós geramos resíduos que podem ser reciclados. Por isso, é importante trabalhar o cuidado com o meio ambiente desde cedo, fomentando a mudança através dos pequenos. Partindo das atividades de orientação desenvolvidas em sala, as crianças concretizam as etapas aprendidas no momento da troca de resíduos recicláveis por alimentos”, declara.

A Coordenadora de Geografia e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação (SME), Aparecida Castanho, explica que a inserção do Programa Feira Verde nas escolas têm como base a difusão de ações de sustentabilidade junto às comunidades. “Quando  trabalhamos a Educação Ambiental nas escolas, tornamos as crianças difusoras desse conhecimento junto às famílias. Com o Feira não tem sido diferente. As crianças aprendem a usufruir dos recursos que o meio ambiente fornece e a pensar nas próximas gerações. Isso promove a sustentabilidade não só ambiental, mas também econômica e social”.