Correio dos Campos

SAMU ESCOLA – Projeto completa dois anos e capacita novos estudantes

26 de junho de 2017 às 22:49

Na manhã deste sábado (24) os organizadores do projeto Samu Escola: Educar para mudar capacitaram mais 40 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As acadêmicas aprenderam sobre teoria e prática de primeiros socorros, treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias áreas e ensinamentos de como proceder em casos clínicos e acidentes até a chegada do atendimento.

Desde o início do projeto, há dois anos atrás, até agora foram aproximadamente 2 mil pessoas capacitadas, cerca de 680 apenas no ano de 2017. O projeto abrange desde professores da rede municipal e estadual, até empresas, faculdades e universidades. A instituição que tiver interesse em receber as palestras devem entrar em contato pelo telefone 3901-1896 e entregar um ofício solicitando os profissionais especializados no programa Saúde-Escola: Educar para mudar, na rua Coronel Dulcídio, 30.

“A cada palestra que ministramos, podemos perceber que as pessoas estão mais interessadas e focadas nos ensinamentos. Tudo que transmitimos para eles serão uteis em caso de acidentes. É ótimo saber que o projeto está completando dois anos e que a cada mês estamos ensinando mais pessoas”, comenta a autora do projeto e Técnica Auxiliar de Regulação Médica (TARM) do SAMU, Rozângela Ribeiro Silva.

Todos os participantes são profissionais do Samu e realizam o projeto voluntariamente, fora do horário de trabalho.