Correio dos Campos

Fundação de Cultura abre inscrições para selecionar 73 músicos para Orquestra e Coro

21 de junho de 2017 às 13:56

Até o próximo dia 25, os músicos interessados em participar das temporadas 2017 e 2018 da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa e do Coro Cidade de Ponta Grossa, unidades mantidas pela Prefeitura, podem realizar a inscrição para o teste seletivo. Para se candidatar o músico deve ser formado ou estar matriculado em uma instituição de ensino regular na área da música. As provas acontecem entre os dias 30 de junho e 3 de julho, no Centro da Música.
As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição Online, disponível no site: www.culturapg.com.br/editais, sem cobrança de taxa de inscrição. Serão selecionados 24 cantores e 1 pianista correpetidor para o Coro e 48 instrumentistas para a Orquestra, divididos entre os instrumentos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais, oboés, clarinetes, fagotes, trompetes, trompas, trombones, tuba e percussão.
As atividades de ambos os corpos artísticos irão de julho de 2017 a dezembro de 2018, e vai incluir concertos clássicos e apresentações em bairros e instituições de Ponta Grossa. Cada integrante receberá bolsa de estudo mensal no valor de R$ 962,92, caso não haja nenhuma falta. Já os alunos monitores/chefes de naipe (que serão escolhidos pela banca examinadora durante o teste seletivo) receberão o adicional à bolsa de estudos no valor de R$ 481,43.
Os músicos interessados em participar do Coro devem ter idade mínima de 18 anos completos até o dia 10 de julho de 2017. Já para participar da Orquestra Sinfônica o candidato deve ter idade mínima de 16 anos completos até o dia 08 de julho de 2017 – data de início da temporada 2017. Todos os candidatos devem apresentar fotocópias do RG, CPF e comprovante de residência.
A avaliação será composta por prova de execução musical (com leitura à primeira vista, execução da música de confronto e execução da peça/estudo de livre escolha) e por entrevista para análise do perfil do candidato e disponibilidade. A utilização do pianista acompanhador é facultativa e será de responsabilidade do candidato.
O resultado dos aprovados para ingressar na Orquestra será divulgado no dia 3 de julho e do Coro no dia 5 de julho. Todas as informações estão divulgadas nos Editais 007/2017 e 008/2017, sendo obrigação dos candidatos a leitura e conhecimento dos pré-requisitos para as vagas. Os editais estão disponíveis no www.culturapg.com.br/editais ou no Diário Oficial do Município do dia 14 de junho.