Correio dos Campos

Projeto Conhecendo PG reabre agenda de passeios

9 de junho de 2017 às 16:26

Grupos escolares, associações e entidades podem escolher entre cinco roteiros gratuitos para conhecer mais sobre a própria cidade

 

Já está aberta a agenda 2017 para participação no projeto Conhecendo PG, promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo, em parceria com a Viação Campos Gerais (VCG), Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau e curso de Turismo da UEPG. O projeto é tem como objetivo estimular que alunos de escolas municipais e estaduais, associações e entidades de classe conheçam mais sobre os atrativos turísticos do município e passem a divulgá-los. O projeto existe desde 2011 e desde então, já levou mais de cinco mil pessoas para conhecer a cidade, com cinco diferentes roteiros turísticos.

“O serviço é gratuito e oferece cinco roteiros para escolha, sendo: religioso, industrial, histórico-cultural, natural e alternativo. Para o trajeto, é disponibilizado um ônibus, cedido pela VCG, duas vezes por semana, com saídas dos endereços dos grupos agendados em direção aos atrativos turísticos. O passeio dura cerca de quatro horas e é acompanhado por profissionais do segmento e acadêmicos do curso de Turismo da UEPG, que apresentam as características de cada local visitado”, explica a turismóloga da Fumtur, Micheli Introvini Turek.

De acordo com Micheli, que também é coordenadora do projeto, ao alunos da UEPG que acompanham os passeios recebem uma capacitação antes do início das atividades para atender da melhor maneira possível os grupos que fazem as visitas. “Com isso, o projeto também acaba gerando um melhor desempenho dos alunos, por fazê-los colocar em prática o que aprendem em sala”, comenta a turismóloga.

A vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, reforça a importância desse projeto, especialmente para os alunos das redes municipal e estadual. “As visitas têm sempre um caráter educativo e cultural, pois mostram ao visitante curiosidades tanto sobre o local visitado e sobre o trajeto percorrido, como também sobre o município em geral, procurando sempre instigar cada vez mais o interesse dos grupos”, aponta ela.

Até o momento, o Projeto Conhecendo PG realizou 176 saídas e contou com a presença de cerca de 5.445 pessoas de todas as idades que realizaram os passeios. “O projeto vem cumprindo seu propósito, apresentando uma média de 85% do público participante que não conhecia os atrativos visitados”, revela Micheli.

Quem tiver interesse em agendar um horário com o projeto Conhecendo PG basta entrar em contato com a Fundação Municipal de Turismo, através do 3901-1601.

 

Confira os roteiros disponíveis:

  1. Religioso

Opção 1 – Mosteiro da Ressurreição, Casa do Divino e Catedral.

Opção 2 – Mosteiro da Ressurreição e Paróquia São Sebastião.

  1. Industrial

Opção 1 – Beaulieu do Brasil – Fábrica de Carpet

  1. Histórico-Cultural

Opção 1 – Praça Marechal Floriano Peixoto, Proex, Museu Campos Gerais e Bilbioteca Pública Municipal Bruno Enei.

Opção 2 – Museu Campos Gerais, Casa da Memória e Bilbioteca Pública Municipal Bruno Enei.

Opção 3 – Museu Campos Gerais, Casa da Memória e Mansão Villa Hilda.

Opção 4 – Reservatório Botuquara da SANEPAR, Museu Campos Gerais e Praça Marechal Floriano Peixoto.

Opção 5 – Praça Marechal Floriano Peixoto, Proex, Casa da Memória e Reservatório Botuquara da SANEPAR.

Opção 6 – Bilbioteca Pública Municipal Bruno Enei, Casa da Memória e Mansão Villa Hilda.

  1. Natural

Opção 1 – Adega Porto Brazos

  1. Alternativo

Opção 1 – Adega Porto Brazos e mais algum atrativo histórico-cultural.

Opção 2 – Mosteiro da Ressurreição e mais algum atrativo histórico-cultural.