Correio dos Campos

ALERTA: Descarte incorreto de lixo contribui para alagamentos

7 de junho de 2017 às 18:34

Com as fortes chuvas da última terça-feira (6) diversos pontos da cidade sofreram com inundações e estragos provocados pelas condições climáticas. Porém, entre os vários motivos que causam esse tipo de problema, está o descarte incorreto de lixo e entulho – e não apenas em arroios e áreas dominadas pelo meio ambiente, mas também em ruas e vias públicas, já que o os dejetos chegam até bueiros e entopem as galerias de água pluvial, responsáveis poder escoar a água da chuva para arroios, se tornando um ciclo de poluição.

Apenas nesse ano a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) já retirou mais de 27 mil quilos de entulho de 19 arroios. Entre os materiais encontrados, constavam itens como pneus, pias, grades enferrujadas, sacolas com lixo doméstico, resíduos de construção civil, sofás, entre outros.

O secretário da pasta, Márcio Ferreira, ressalta que a SMSP vem desenvolvendo trabalhos de conservação, mas sem a conscientização da população é impossível evitar problemas como os alagamentos. “Diariamente nós e a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) realizamos manutenção em galerias, o que pode ser conferido no Diário de Obras disponível no nosso site, além da limpeza de arroios e locais onde há necessidade”, explica Ferreira.

Descarte irregular de lixo é crime determinado por lei, e pode render multa de, no mínimo, R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal pelo telefone 3220-1334 ou pelo site http://www.pontagrossa.pr.gov.br/ouvidoria/. Em casos de necessidade, a Defesa Civil está disponível através do telefone 3901-1498 ou na Rua Franco Grilo s/nº, no Parque de Máquinas, em Oficinas.