Correio dos Campos

JEM: Escolas municipais dominam a maratona intelectual

2 de junho de 2017 às 17:34

Rede pública municipal conquistou 75% das premiações aos alunos do segundo ciclo. No primeiro ciclo, o número chegou a 66%

 

A maratona intelectual, realizada nos 33º Jogos Estudantis Municipais (JEM), reuniu 85 escolas de Ponta Grossa e contou com 671 alunos inscritos. Na classificação final, as instituições da rede municipal pública evidenciaram a qualidade do ensino oferecido aos pequenos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME),17 das 24 colocações no pódio dos alunos do 1º e 2º ciclo de ensino foram ocupadas por alunos da rede pública. Dentro desse cenário, 62% corresponde ao primeiro lugar, superando as escolas particulares da cidade. Dentre as escolas premiadas, oito são do primeiro ciclo e 9 do segundo ciclo, totalizando 17 instituições. Entre elas, as com mais alunos entre as primeiras colocações foram as escolas municipais João Maria Cruz, em Uvaranas, e a Zilá Bernadete Bach, no bairro Contorno, ambas com dois alunos entre os primeiros.

Segundo a Secretária de Educação, Esméria Saveli, as conquistas são reflexo do investimento em estrutura, qualificação e do avanço do ensino integral nas instituições atendidas pela SME. “A maratona funciona como uma avaliação externa das nossas escolas e o desempenho apresentado é resultado das ações desenvolvidas nos últimos anos. Isso só é possível devido ao trabalho eficiente da SME e das direções das escolas, que têm consolidado a qualidade do ensino”, declara.

 

Emoção e orgulho – “Ela ficou muito emocionada por representar a escola e vencer já na primeira participação. Foi uma grande surpresa, um orgulho”, conta Crislaine Lendzion, mãe de Isabela Ledzion. Aos 7 anos, a aluna da escola Zilá Bernadete Bach conquistou o primeiro lugar feminino na categoria 3° ano.

Para a diretora da escola, Ana Claudia Scetanik Dias, o empenho e dedicação das crianças, aliadas ao ensino integral, contribuíram para primeira vitória da instituição na maratona intelectual. “Vibramos muito com a conquista. É muito importante pode participar e ver o nome da escola reconhecido através do desempenho dos nossos alunos. Além disso, através do ensino integral, trabalhamos também o lado social, a vivência e a proximidade, criando um vínculo maior entre alunos e professores, o que contribui para o sucesso deles em todas as instâncias, inclusive como cidadãos”, aponta.

Eliane Gualberto de Carvalho, diretora da Escola Municipal João Maria Cruz, também teve dois alunos premiados na maratona. A escola atende 220 alunos da região de Uvaranas e aposta no trabalho conjunto e na preparação. “Nós estamos realizados. Durante o ano, desempenhamos ações conjuntas e específicas e, o mais importante, contamos com o apoio dos pais e empenho dos alunos e professores”, finaliza.