Correio dos Campos

População elenca prioridades para Plano Plurianual

31 de maio de 2017 às 22:22

Consulta popular ficou aberta por dois meses para que a população indicasse as áreas prioritárias de investimento no município

 

Durante audiência pública na Câmara de Vereadores, na última terça-feira (30), o secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou quais foram as prioridades elencadas pela população em consulta pública para os próximos anos em Ponta Grossa, que devem compor o Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2018-2021. As definições do Plano Plurianual servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Orçamento Anual.

“É neste plano em que se determinam quais serão os investimentos prioritários que contribuirão para o desenvolvimento de uma esfera de governo em conjunto com as políticas públicas idealizadas para um determinado período”, explica o secretário. O Plano Plurianual 2018-2021 relaciona as ações planejadas para o período, com programas, objetivos e ações administrativas traçadas pela administração municipal em sintonia com ações que promovam cidadania e desenvolvimento em Ponta Grossa.

Durante o período de consulta pública, a população pode colaborar através de formulários, disponibilizados nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), no Paço Municipal e no site da prefeitura, indicando quais áreas devem ser priorizadas pela gestão nos próximos quatro anos. “Através desta avaliação foram coletadas 20.247 sugestões. É a partir destas sugestões que serão estabelecidas as metas e ações da administração, de forma a garantir o amplo atendimento às demandas da sociedade”, aponta Grokoviski.

A área prioritária indicada pela população é Saúde, com 21% das indicações, seguida por Segurança, com 16%, e Pavimentação, com 14%. Também aparecem na sequência Esporte e Lazer e a área de Educação.