Correio dos Campos

Banco de Leite Humano de PG recebe certificado ouro

25 de maio de 2017 às 18:33

Nesta semana, representantes do Banco de Leite Humano de Ponta Grossa estiveram presentes na Secretaria de Saúde do Paraná em Curitiba, para receber um certificado de credenciamento. O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira atingiu o grau de excelência na categoria ouro.
O Credenciamento é uma iniciativa que resulta de uma ação integrada da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
“É uma ação estruturante e reguladora da gestão dos processos de trabalho. A garantia da qualidade da coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano” comenta a coordenadora do banco de Leite Humano, Ana De Bastiani.
Na análise realizada pela Rede Brasileira, foram avaliados: dados referentes aos cadastros da mantenedora e do Banco de Leite Humano, recursos humanos, qualificação profissional, equipamentos e manutenção dos dados mensais de produção.
“Esse certificado representa o reconhecimento do nosso trabalho. Agradecemos a colaboração e empenho de todos os funcionários do setor, profissionais de saúde que nos apoiam, doadoras, e de toda comunidade que acredita no Aleitamento Materno e na doação do leite excedente”, agradece Ana.
Sobre o Banco de Leite Humano Em Ponta Grossa o Banco de Leite Humano recebe mensalmente 100 litros de leite de 90 doadoras. Esse leite, após ser pasteurizado, é distribuído para os hospitais e utilizado principalmente nas UTIs neonatais para os recém nascidos prematuros e/ou de baixo peso que não sugam, infectados, portadores de imunodeficiência ou outras condições de risco.
Para ser doadora à mãe deve ter leite excedente, estar amamentando o seu bebê, ser saudável, não ser tabagista ou etilista e não fazer uso de drogas ilícitas.
Será feito um cadastro e fornecido o material e orientações necessárias para a coleta. Semanalmente uma funcionária do Banco de Leite Humano irá até a residência da doadora buscar o leite coletado.
O Banco de leite humano do Hospital da Criança atende de segunda a sexta das 8h às 14h O telefone é: 3026-9403.