Correio dos Campos

Projeto reverte impostos em qualificação profissional

19 de maio de 2017 às 09:23

Foi firmada na tarde desta quinta-feira (18) uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a fabricante Ambev. Mais de R$ 156 mil provenientes da arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) serão investidos na promoção de 18 cursos, que deverão capacitar pelo menos 580 funcionários da unidade industrial.
O projeto faz parte do pacote de incentivos que o Município ofereceu para que a Ambev instalasse uma unidade em Ponta Grossa. O diretor do departamento de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Victor Hugo de Oliveira, explica que foi acordado que uma parte da arrecadação do ITBI pago pela empresa fosse revertido em qualificação dos seus funcionários. “E esse benefício retornará para o Município, porque são moradores da cidade que trabalham nessa indústria e passarão por esses cursos”, afirma Oliveira.
Na oportunidade, o prefeito Marcelo Rangel destacou o saldo de empregos, que teve índices positivos pelo terceiro mês seguido de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Qualificação hoje é tudo. Com todos as dificuldades que o País vem enfrentando, conseguir entregar bons resultados é extremamente positivo”, destacou Rangel.
Já o gerente do Senai-PG, Robson Alexandre Gravena, ressaltou a importância de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade. “Estamos aqui para atender a indústria, e a Prefeitura tem a matéria-prima que nos interessa. Qualificar mão de obra local é atrair mais investidores”, analisa Gravena.
O gerente fabril Ambev de Ponta Grossa, Fábio Lima, aproveitou para agradecer a cidade que recebeu a companhia de braços abertos e discutiu a relevância de projetos como esse para a comunidade. “Estamos gerando valor para todos os envolvidos”, concluiu.