Correio dos Campos

Prefeitura dá início a última etapa do Lago de Olarias

17 de maio de 2017 às 19:26

A Prefeitura Municipal anunciou o início da última etapa da construção do Lago de Olarias. Será publicado no Diário Oficial de amanhã (18) o aviso de licitação para a segunda fase da execução da formação da lagoa do “Planejamento Ecológico do Arroio Olarias I”, que consiste na implantação de bordas e canais. Esse é o último passo para a colocação da água e finalização do primeiro lago do complexo.
O objetivo principal de todo o projeto é a contenção de cheias e a regulação da vazão do arroio. Devido à crescente urbanização, a área fica cada vez mais passível a mudanças repentinas de nível, já que recebe um grande volume de água em períodos de chuva.
Mas, além da contenção de enchentes, a obra também traz outros benefícios para a região. A pavimentação da rua Aldo Vergani é um exemplo, já que funciona como uma ligação interbairros Oficinas-Uvaranas, e foi executada recentemente para ser mais uma opção de acesso ao Lago.
O projeto final também prevê um Complexo de Lazer no local, que possui uma área de mais de 130 mil metros quadrados. A obra foi iniciada em 2014, depois de passar 20 anos apenas no papel. “Estamos muito felizes com o desenrolar do projeto, que vai mudar o perfil da nossa cidade. Nossa meta é de que a comunidade possa contar com essa entrega do primeiro lago até o final desse ano”, afirma o prefeito Marcelo Rangel.

Última etapa
O valor máximo da contratação desta última etapa será de cerca de R$ 3,4 milhões, e a licitação, regulamentada pela Concorrência nº 3/2017, será realizada daqui um mês na Secretaria Municipal de Planejamento. Porém, o secretário da pasta, Celso Sant’Anna, ressalta que as obras continuarão em andamento ate lá. “A obra continua, não parou. Temos equipes da Prefeitura no local desenvolvendo escavações, que contemplam cortes de aterros, manutenção e conservação em torno do complexo, já que estamos enfrentando problemas como descarte irresponsável de lixo e entulhos por parte da população”, conta Sant’Anna.