Correio dos Campos

Controladoria reforça orientações sobre prestação de contas

15 de maio de 2017 às 20:52

A Controladoria Municipal de Ponta Grossa, juntamente com as Secretarias Municipais, está concretizando a padronização das fiscalizações de convênios. Desta maneira o trabalho realizado ficará mais transparente para a comunidade e para as entidades.
Toda entidade conveniada com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa tem registro no Tribunal de Contas e presta esclarecimentos anualmente, se o dinheiro foi aplicado corretamente ou se teve alguma irregularidade. A intenção no reforço dessas orientações e fiscalizações é para prevenir possíveis erros, mantendo sempre o convenio e repasses inteiros.
“Além de ser uma forma de prevenção, para não receber possíveis apontamentos do tribunal de contas, é uma maneira de garantir o vínculo com a Prefeitura, desta forma a população não terá prejuízos nos serviços prestados pelas conveniadas”, destaca o controlador, Lauro Costa.
A Prefeitura tem convenio com a entidade, repassa dinheiro a ela e ela tem que montar um plano de aplicação, desde folha de pagamento, aluguel até as oficinas realizadas na entidade e pessoas atendidas.  “A controladoria está fazendo um filtro mensal das prestações de contas das entidades. Apontando um erro, se aparecer algo diferente irá enviar para a entidade e ela regulariza, se não regularizar, acaba indo para dívida ativa”, ressalta Lauro.
A controladoria iniciou o processo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), pois a mesma conta hoje com 40 convênios e mais os conselhos. “Temos convênios com entidades de vários segmentos, elas são nossas parceiras, nos ajudam em diversos trabalhos ofertados a população. Assegurar a boa prestação de contas, é garantir um trabalho de qualidade”, comenta a secretária SMAS, Simone Kaminski.
Caso haja alguma dúvida, as entidades poderão entrar em contato com a Controladoria pelo telefone 3220-1305.